Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 27 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo
ÚNICCO POÁ

Site cria mapeamento da programação cultural nas cidades do Alto Tietê

08 MAI 2016 - 08h00

Novos instrumentos para ampliar a transparência e a visibilidade dos dados culturais do território paulista foram lançados pela Secretaria de Estado da Cultura. Um deles é o site SP Estado da Cultura, que reúne dados geolocalizados sobre espaços e eventos realizados em todo o Estado por meio do Mapas Culturais, software livre de mapeamento e gestão da cultura do Instituto TIM. Com isso, a população do Alto Tietê poderá conferir os eventos programados na região e em outras cidades, como a Capital.

Aberta e gratuita, a ferramenta pode ser utilizada também por agentes independentes e pelas cidades da região. Se caracteriza como um banco de dados dinâmico e colaborativo que apresenta informações sobre espaços, eventos, agentes e projetos culturais. Todos os dados são georreferenciados, o que proporciona a visualização das ocorrências em um mapa, favorecendo a criação de redes de agentes culturais locais.

O SP Estado da Cultura é a principal ferramenta para divulgar a programação realizada pela pasta estadual, inclusive no que diz respeito aos projetos apoiados pelos programas de incentivo à cultura, como o ProAC, que apresenta peças nas cidades da região.

Outros instrumentos

A Secretaria de Estado da Cultura também oferece o Portal Transparência Cultura, que concentra todos os números e documentos referentes aos programas mantidos pela pasta. Estão disponíveis na íntegra todos os Contratos de Gestão assinados com organizações sociais de cultura, assim como anexos técnicos e tabelas de resultados, ano a ano. O portal também concentra os números referentes aos programas de fomento, além de editais comerciais e outras informações.

Outra novidade é o LabCult (Laboratório de Políticas Públicas de Cultura do Estado), uma parceria entre a Secretaria e o Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (NUPPs). Seu propósito é realizar análises e pesquisas interdisciplinares entre executores e estudiosos das políticas culturais, de modo a qualificar a prática e a ampliar a relação teoria e prática, visando debater, propor e experimentar melhores alternativas para a gestão, o fomento e a atuação nas diversas áreas da Cultura a partir da iniciativa pública estatal.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias