quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cidades

CPTM busca ajuda de ONGs para evitar cães em trilhos e na estação

Passageiros voltam a relatar o aparecimento de cachorros abandonados na Estação de Suzano

19 julho 2022 - 10h00 Por Thiago Caetano - de Suzano
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estabelece contato com Organizações Não Governamentais (Ongs) regionais para ajudar animais abandonados nas dependências das estações da companhia ou em locais de risco, como os trilhos. 
 
Em Suzano, usuários da CPTM relatam o aparecimento de cachorros abandonados ao redor da estação.
 
O DS esteve na Estação de Suzano em duas oportunidades. Na manhã de quarta-feira (13), pelo menos seis animais estavam na calçada, perto da entrada. No dia seguinte, quinta-feira (14), mais dois estavam no local. Segundo a CPTM, a companhia também solicita o recolhimento ao Departamento de Zoonoses dos municípios.
 
Além disso, a CPTM diz estar aberta para realizar trabalhos em conjunto com entidades e iniciativas, dispostas a oferecerem alojamentos confortáveis aos animais. Em novembro de 2020, animais que ficavam no entrono da estação foram adotados. Resultado de ações da ONG Amparo Animal, em parceria com a CPTM. Segundo a atual presidente da ONG, Roberta Cristiane Rodrigues, muitos deles ainda estão sob os cuidados da entidade. No entanto, os animais são adultos e isso tem dificultado a adoção.
 
“Seguem em lares temporários, esperando uma oportunidade de achar uma família”, disse Roberta. Segundo Roberta, o número de animais abandonados tem aumentado. Por conta disso, ONGSs, abrigos e protetores não estão conseguindo dar conta. Roberta pede leis mais rígidas e multas altas para quem maltrata ou abandona animais. Ela também defende a castração obrigatória com microchip.
 
“Tiramos um animal da estação e aparecem mais dois. E assim continua. Infelizmente, não estamos conseguindo dar conta de tanto abandono”, lamenta. Roberta informou que os integrantes da ONG se reuniram para discutir o assunto. Uma das sugestões apresentadas na reunião é retirar os cães do local e prepará-los para eventos de adoção. O processo envolve a castração, vermifugação, vacinação e banho higiênico.
 
A ideia é realizar na própria CPTM, por conta da quantidade de pessoas que passam pela estação. Ela pretende levar a ideia aos responsáveis da companhia e para a Secretaria do Meio Ambiente de Suzano. A pasta é responsável pelo projeto “Baby, Me Leva” e divulga animais disponíveis para adoção. “Seria uma forma de ajudar os animais a terem uma família. A ideia foi discutida há pouco tempo e vamos levar para eles”, finalizou. 

Leia Também