domingo 28 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Estado realiza acompanhamento para evitar evasão escolar na região

Pasta realiza ações para dar suporte aos estudantes que assistem as aulas de forma remota ou presencial

01 julho 2021 - 23h00Por Matheus Cruz - de Suzano
Apesar de o Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (Udemo) e o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) indicarem um aumento na taxa de evasão durante a pandemia, a Secretaria de Educação (Seduc) afirma que segue acompanhando com atenção a situação dos alunos a fim de evitar o aumento no índice de evasão escolar. A pasta informou que os dados de 2020 ainda não foram fechados. 
 
No comparativo entre o ano letivo de 2019 e o parcial de 2020, os dados de evasão divulgados pela Seduc apontam queda no índice. 
 
Em Suzano, por exemplo, a taxa de evasão em 2019 ficou em 2,85% no ensino médio, passando para 0,16% no parcial de 2020. 
 
No mesmo comparativo, Mogi teve 2,26% de evasão no ano retrasado, passando para 0,10% no parcial do ano passado.
 
Na contramão do que alegam as entidades sobre a falta de investimentos e suporte na educação por parte do governo estadual, a Seduc também afirmou que segue acompanhando com atenção a situação dos alunos a fim de evitar o aumento no índice de evasão escolar. Para isso, ações conjuntas foram tomadas desde o início da pandemia para acompanhar os estudantes que assistem às aulas de forma remota ou presencial.
 
Atualmente, o número de alunos matriculados nas escolas estaduais do Alto Tietê chega a 157.646. 
 
Em todo o Estado são 3,5 milhões de estudantes matriculados e, para que este número se mantenha, a pasta lembrou que o acompanhamento dos alunos é feito com ferramentas especializadas.
 
Entre elas, o Método de Melhoria de Resultados (MMR), o Modelo Preditivo de Evasão e Acompanhamento, Busca Ativa – para casos de alunos que não realizam as atividades -, além de orientações pedagógicas e ações de recuperação.
 
Além disso, a Seduc informou ao DS que as escolas fazem a distribuição, mediante agendamento, de material impresso exclusivo para aqueles que têm dificuldades em acompanhar as aulas via CMSP. 
 
Sobre a falta de acesso à internet por parte da maioria dos alunos, questionada pela Apeoesp, a Seduc destacou que realiza a distribuição de chips com 3G de internet patrocinada pelo governo estadual para os estudantes de pobreza e extrema pobreza matriculados na rede, através do programa Além da Escola.