Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 27 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
Pmmc Sarampo
ÚNICCO POÁ
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Nada é mais perigoso que um bom conselho acompanhado de mau exemplo

24 MAR 2016 - 08h00

O jornalista estava andando nos jardins de um asilo de loucos, quando se deparou com um jovem lendo um livro de filosofia. Pelo seu jeito e pela saúde que mostrava, não combinava muito com os outros internos. Sentou o seu lado e perguntou: "Você parece ser uma pessoa extremamente sadia! O que está fazendo aqui?". O rapaz olhou surpreso e explicou: " É muito simples.



Meu pai, um brilhante médico, queria que eu fosse como ele. Meu tio, que tinha um grande entreposto comercial, gostaria que eu seguisse seu exemplo. Minha mãe desejava que eu fosse a imagem do seu adorado pai. Meu irmão procurava treinar-me para ser um excelente atleta como ele. Em dado momento, percebi que todos estavam convencidos de que eram o melhor exemplo para que eu seguisse. Ninguém me olhava como se deve olhar um homem, mas como se olha no espelho. Dessa maneira, resolvi me internar neste local.



Pelo menos aqui eu posso ser eu mesmo". Sigmund Freud, certa vez disse: "A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz". O homem é o único animal que adora dar conselhos. Já os animais preferem dar bons exemplos e deixar que cada um tome suas decisões. A mamãe ursa mostra aos seus filhotes como apanhar frutinhas para saboreá-las em época de pouca fartura de comida. Mostra que debaixo das árvores, apodrecidas ao chão, podem conter vermes que podem saciar um pouco a fome. O homem simplesmente abre a geladeira e dá aos seus aquilo que solicitaram.



Mas, logo em seguida já aconselha, "Somente uma, mas se ficares quietinha e boazinha pode ganhar outra", ensinando, assim, desde a mais tenra idade o que é um "conselho condicional". "Nada é mais perigoso que um bom conselho acompanhado de um mau exemplo", disse a escritora francesa Madame de Sable, por volta de 1630. Imagine um contador que tinha o sonho de ser médico, e como não conseguiu, projetou no filho essa vontade. E a mãe que sustenta conceitos antigos de seus pais e a todo custo deseja impor a mesma forma de encarar a vida, sem avaliar que os tempos são outros. Não podemos esquecer aqueles que dizem uma coisa aos seus filhos mas praticam justamente o oposto do que pregam. Na antiguidade, o chamado "conselho" era uma sugestão dada por uma pessoa mais experiente a fim de precaver de perigo e era sempre pautada em suas experiências de vida. Quando o mundo se tornou eminentemente materialista, onde o "ter" é mais valorizado que o "ser", conselhos foram trocados por imposições, que apontam o caminho para se obter geralmente o sucesso de ordem financeira. E o lado emocional e também o espiritual, como ficam nessa história? E a vocação... que é algo intrínseco de cada um de nós...deve ser interferida? Por fim, deixo ao amigo leitor um pensamento de William Shakespeare: "Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião" .

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias