sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Deus é amor!

15 novembro 2020 - 05h00

Recentemente assisti a uma reportagem com o Eduardo Kobra, em que ele falava sobre a sua motivação para grafitar no Elevado Costa e Silva (Minhocão) lindas obras, que mostram atos de solidariedade e amor em tempos de pandemia. Disse ele: "Faço porque é a minha forma de mostrar amor; afinal, Deus é amor". Achei essa declaração simples e extraordinária! O amor, agindo em nós, faz com que nos despojemos do egoísmo, tão característico dos seres humanos. O Antigo Testamento traz nos Dez Mandamentos os preceitos que deveriam ser obedecidos por todos - "Não matarás, Não adulterarás, Não roubarás, Não dirás falso testemunho contra o teu próximo"... Mas Jesus sintetizou toda a Lei de Moisés e o que ensinaram os profetas em dois mandamentos: "Amar a Deus com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente; amar o próximo como a si mesmo". E esses mandamentos estão interligados, pois não há como amar a Deus sem amar o próximo. Amar é um aprendizado para nós. O amor humano, em geral, é limitado, movido por algum interesse e pela necessidade de reciprocidade. Mas Jesus veio nos ensinar a amar de uma forma elevada. Aliás, nós amamos, porque Ele nos amou primeiro. E de forma prática. O amor de Jesus foi manifestado por atos, atitudes de amor verdadeiro e puro. É um amor tão grande que chega a nos constranger, porque, na realidade, não somos merecedores de tão grandioso e maravilhoso amor! É o único amor que nos preenche e satisfaz plenamente. A melhor notícia que tenho para hoje é a de que Jesus te ama. O amor de Jesus foi de renúncia e entrega. O apóstolo Paulo em I Coríntios 13 fala sobre os princípios elevados do amor. Podemos falar as línguas dos homens e dos anjos, conhecer todos os mistérios e toda a ciência, ter uma fé que transporte montes, distribuir o que temos para os pobres, etc. Se a motivação para tudo isso não for amor, de nada adiantará. Quando lemos essa passagem bíblica, constatamos que o caminho do amor não é fácil; todavia, é o caminho que nos eleva enquanto seres humanos.
O apóstolo João diz em sua epístola - "Filhinhos, deixemos de dizer apenas que amamos as pessoas; vamos amá-las realmente e mostrar isso pelas nossas ações!". (I João 3:18) E é o mesmo apóstolo João que diz - "Aquele que não ama, não conhece a Deus; porque Deus é amor". (I João 4:8) Quando recebi Jesus como meu Salvador e Senhor, na adolescência, essa foi a mensagem que mais me impactou - "Deus é amor!" "Deus me ama!" E como eu precisava receber e sentir esse amor! Descobri que Deus se importava comigo e que me amava como eu era. Amar é se importar com o outro. Na vida em família as manifestações de amor e carinho ajudam a vencer dificuldades, dias difíceis que vêm a todos nós. O amor é paciente. Assim, quando os outros não agem com a gente da forma como desejaríamos, continuamos a dar o nosso melhor e a perseverar no amor. Aprendamos a ouvir com atenção, elogiar, abraçar, beijar (quando for possível novamente), ajudar. Aprendamos a amar aquelas pessoas que julgamos não serem dignas de amor, pois elas também precisam conhecer o amor! Quantas vezes você declarou nesta semana a alguém de sua própria família que o (a) ama?! É comum presumirmos que as pessoas ao nosso redor saibam que nós as amamos. Mas nem sempre é assim que elas estão sentindo! Declarar amor deveria ser um exercício diário. Se começarmos a praticar, com o passar do tempo, isso será espontâneo e natural. Se há algo que pode fazer diferença em nossa sociedade é o amor. Amor que envolve respeito, alteridade, empatia, solidariedade, compaixão, doação. O tempo para amar é agora! Hoje em dia todos estão ocupados demais com as tarefas diárias e deixam de gastar tempo com o que é importante. Como é gostoso um bom bate-papo, compartilhar ideias, rir juntos e até chorar juntos! Tudo isso deveria ser natural nos relacionamentos humanos; principalmente, na família. Mas, infelizmente, não é isso o que acontece. Muitos estão mudos e sós, mesmo rodeados de gente. A marca do cristão é o amor. Jesus afirmou em João 13:35 que "todos saberão que somos os seus discípulos, se tivermos amor genuíno uns pelos outros". "Senhor Jesus, ajuda-nos a escolher sempre o caminho do amor"!