quarta-feira 21 de outubro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
SUELI BARÃO

Educando com sabedoria

15 outubro 2026 - 05h00 Por Sueli Barão
A chegada de uma criança ao mundo nos renova e traz muita alegria para a família. Mas, a partir daí, começam os desafios para os pais, mesmo que tenham uma rede de apoio. Em se tratando de infância, o que vemos nos dias atuais são pais que, após um dia estressante, chegam do trabalho irritados e cansados, com pouca disposição para enfrentar as demandas provenientes da educação dos filhos. Quando estamos irritados, podemos errar no tom e na forma de usar as palavras. Existem muitas maneiras de se corrigir os comportamentos inadequados de uma criança, sem afetar negativamente a autoestima dela. Pais e professores que vivem gritando com as crianças, achando que desse modo estão exercendo alguma autoridade sobre elas, estão apenas se enganando. Pergunto ao leitor: Por que um adulto precisa "berrar" com uma criança para se fazer entendido? Fale com firmeza, mas não grite. Há alguns anos, estávamos em uma loja, quando entraram duas mulheres. Uma delas estava com a filha, uma garotinha de aproximadamente três anos. A menina falou alguma coisa; provavelmente, devia estar pedindo algo à mãe. De repente, a mãe parou e disse para a filha: "Cala a boca, senão vou te dar um soco na cara". Todos ao redor ficaram indignados com a forma violenta como a criança foi tratada. A menina ficou olhando para a mãe sem compreender bem o que estava acontecendo. Muitas crianças são tratadas com violência, o que é inadmissível. 
Sem dúvida, educar dá trabalho. Educar é uma construção diária que exige esforço, repetição e muita paciência. Mesmo aquele bebê lindo e fofinho que conhecemos precisa ser educado. Todos nós precisamos ser educados para a vida em sociedade. Todavia, por mais que os pais se esforcem para fazer a coisa certa na educação dos filhos, muitas vezes eles têm dúvidas quanto à efetividade do processo. Há muitos desafios pelo caminho, mas não é gritando ou xingando que os problemas vão-se resolver. Se os adultos não tiverem autocontrole, quem vai ter?! Os conflitos existem em todos os relacionamentos humanos. Precisamos aprender a lidar com eles, mantendo a linha do respeito e da dignidade humana, de modo a não provocar ira nos filhos. Nos livros de Efésios e Colossenses, o apóstolo Paulo orienta sobre isso: "Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos". (Efésios 6:4); "Pais, não irritem os seus filhos, para que eles não fiquem desanimados". (Colossenses 3:21) Aqui fica claro que os pais são os grandes responsáveis pela educação de seus filhos. Para tanto, precisam de muita sabedoria do Alto.
As palavras ofensivas atingem profundamente a autoestima dos filhos. Vão criando um forte sentimento de inferioridade e não trazem qualquer mudança positiva de comportamento. O desentendimento saudável, ao contrário, mantém o foco nos pontos que causam conflitos sem atingir a autoestima da pessoa. Quando mantemos o foco no problema em si, buscando soluções possíveis, torna-se mais fácil contornarmos as discórdias, sem ferirmos e insultarmos uns aos outros. As palavras dos pais têm poder sobre a vida de seus filhos. Abençoe os seus filhos! Conheço muitos casos em que os pais só viviam xingando os filhos, dizendo palavras cruéis a eles. Hoje, infelizmente, esses filhos são exatamente aquilo que ouviram a vida toda. Seu filho está dando trabalho? A sua missão é ajudá-lo a se corrigir. Quando fizer isso, mantenha o foco no comportamento que deve ser corrigido. Seja firme, cumpra o que prometeu, tome as medidas que são necessárias, sem culpa. Seja, sobretudo, um bom exemplo para o seu filho. Ore pelos seus filhos. Ore também com eles. Peça a Deus sabedoria para educá-los. Leia bons livros sobre o tema. Pratique o que a Bíblia ensina sobre a educação de filhos. Educar dá trabalho. Mas todo trabalho será recompensado!