Com o objetivo de ter mais investimentos no desenvolvimento regional por meio da Saúde, Educação e Segurança Pública, Suzano e outros oito municípios do Alto Tietê estão participando do Programa Parcerias Municipais, promovido pelo governo do Estado. Da região, apenas Salesópolis não fez adesão do programa.
A parceria foi firmada em 15 de outubro e tem a expectativa de promover a aproximação do Estado e municípios para terem acesso a melhorias. Os nove municípios do Alto Tietê que aderiram ao programa são formados pelas cidades; Suzano, Poá, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Arujá, Biritiba Mirim e Santa Isabel. Os municípios que fizeram a adesão ao Programa no seu lançamento, em 2019, elaboraram um conjunto de estratégias a serem realizadas, para superar os desafios do Programa. Cabe aos municípios elaborarem ações de curto, médio ou longo prazo. O Estado definiu 7 desafios para as áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública, sendo: Redução da mortalidade Infantil e Materna, Redução da mortalidade prematura por DCNT; Ampliação de acesso à creche, Universalizar o acesso à pré-escola e Alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I; Redução dos roubos e Redução da violência sexual.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Regional, o desafio de alavancar a qualidade do ensino fundamental foi o mais afetado, sendo que 2/3 dos municípios está com seu plano paralisado ou atrasado. Os dois desafios da área de segurança pública também foram bastante afetados e 57% dos participantes da pesquisa admitem necessitar do Estado para executar as ações previstas.
Na semana passada, a pasta realizou pesquisa de opinião para entender os problemas enfrentados entre os municípios e como o Programa Parcerias Municipais pode colaborar para superar as dificuldades. A pesquisa mostra que há uma lacuna a ser preenchida no processo de desenvolvimento dos municípios do Alto Tietê, e que vai de encontro ao que propõe o Programa Parcerias, que tem a expectativa de promover a aproximação do estado e municípios para juntos promoverem as melhorias necessárias.