quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cidades

Região deve receber granizo e rajadas de vento, alerta Inmet

Há risco de as cidades receberem chuvas entre 30 e 60 milímetros em apenas uma hora

16 dezembro 2020 - 12h00 Por Daniel Marques - de Suzano
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) soltou alerta laranja de tempestades e fortes rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em todo o Alto Tietê. Há risco de queda de árvores.
Inicialmente, o alerta segue até o meio-dia de hoje. Há risco de as cidades receberem chuvas entre 30 e 60 milímetros em apenas uma hora. Isso quer dizer que pode chover entre 30 e 60 litros por metro quadrado na região. Também não estão descartadas pluviometrias que podem chegar a 100 milímetros em apenas um dia.
 
O Instituto também alerta para o risco de cortes de energia elétrica, estragos em plantações e alagamentos. A previsão é de que a região receba, ainda, chuvas acompanhadas de granizo.
As dez cidades da região entram no alerta, que se estende para todo o estado de São Paulo, passando pelo sul do Mato Grosso do Sul e pelos estados do Paraná, Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do Sul. 
 
Recomendações
 
Para evitar maiores prejuízos, o Inmet, juntamente com a Defesa Civil, recomenda que as pessoas desliguem aparelhos elétricos e também o quadro geral de energia.
 
Alerta ainda que a população das áreas que compõem a lista adote alguns cuidados em caso de rajadas de vento, como evitar se abrigar embaixo de árvores, já que há risco de quedas e de descargas elétricas. 
 
O Instituto também pede para que as pessoas evitem de estacionar carros próximos de torres de transmissão e de placas de propaganda. Para mais informações, o número da Defesa Civil é o 199 e o do Corpo de Bombeiros é o 193. 

Leia Também