quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Alto Tietê

Prefeituras monitoram ocupação em cemitérios para evitar colapso

Aumento no número de mortes por Covid-19 faz municípios ligarem o sinal de alerta

21 março 2021 - 20h00 Por Matheus Cruz - da região
Os municípios da região estão com o sinal de alerta ligado no monitoramento de cemitérios. Com o aumento do número de mortes causadas pela Covid-19 na região, as prefeituras trabalham para evitar o colapso e a falta de vagas para novos sepultamentos.
 
Suzano possui dois cemitérios públicos e dois privados. De acordo com dados da Prefeitura, nos dois primeiros meses deste ano, já foram realizados 355 sepultamentos nos dois cemitérios municipais, sendo 180 em janeiro e 175 em fevereiro. 
Apesar disso, ainda há vagas disponíveis para novos sepultamentos. Os números podem variar devido aos processos de exumação. Mesmo assim, a Secretaria de Administração de Suzano está finalizando um projeto com a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos para a abertura de um processo licitatório, ainda neste semestre, com o objetivo de criar novos jazigos na cidade e evitar a falta de vagas. 
 
Em Mogi das Cruzes - cidade que corresponde ao maior número populacional da região -, existem quatro cemitérios, sendo que três são municipais (São Salvador, Saudade e Sabaúna), além de um cemitério particular.
Entre eles, é registrada a média de 8 sepultamentos por dia. Entretanto, a Prefeitura explica que não há riscos de colapso e que há vagas para atender a demanda. Apenas no cemitério da Saudade, por exemplo, há mais de 200 vagas disponíveis.
 
Poá conta com apenas um cemitério em sua extensão. De acordo com a Prefeitura, atualmente existem oito covas disponíveis e outras dez já estão sendo abertas.
 
Assim como Mogi, Itaquaquecetuba, conta com três cemitérios municipais. Apenas em janeiro, foram realizados 129
sepultamentos no município, além de 113 sepultamentos realizados em fevereiro. 
 
De acordo com a Prefeitura de Itaqua, ainda há vagas para novos sepultamentos, e, se for necessário, é possível ter imediatamente até 900 sepulturas disponíveis para novos sepultamentos.
 
Com dois cemitérios municipais, Guararema tem em média, entre 10 a 12 sepultamentos em um mês. Os cemitérios somam, juntos, 2.712 jazigos para sepultamentos e por isso, ainda há vagas. 
 
Para evitar que precisem ser usadas, o município vem tomando medidas de precaução quanto ao isolamento social, distanciamento, utilização de mascaras e álcool em gel.
 
Com a situação dos cemitérios sob controle, a Prefeitura de Guararema já está com andamento no processo de ampliação do número de vagas no cemitério da cidade. 
 
De acordo com a pasta, já foram liberadas 160 novas vagas no cemitério público municipal. Esta ampliação já estava prevista desde 2011 e, portanto, não tem ligação com os novos casos de pessoas contaminadas pela Covid-19.
Até o fechamento desta reportagem, as prefeituras de Ferraz de Vasconcelos, Salesópolis e Santa Isabel não responderam o contato do DS.

Leia Também