quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Saúde

Ferraz intensifica combate à tuberculose

Todas as unidades de saúde estão realizando diariamente a coleta de material das 7 às 8 horas

08 abril 2021 - 16h48 Por de Ferraz

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado nos últimos dias a busca ativa para identificar pessoas contaminas pela bactéria popularmente conhecida como bacilo de Koch, que causa a tuberculose.

Todas as unidades de saúde estão realizando diariamente a coleta de material das 7 às 8 horas, em pessoas com tosse constante há cerca de três semanas, às vezes com sangue, podendo também aparecer febre, perda de peso, dor no peito e cansaço. O tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

Hoje na cidade, há 60 pessoas que estão sendo acompanhadas pela equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

A propagação da bactéria ocorre por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro) e por saliva (beijos ou bebidas compartilhadas).

Em 1982, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu 24 de março como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma data para alertar sobre essa doença infecciosa e transmissível que afeta predominantemente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos.

Leia Também