Um projeto de resolução da Mesa Diretiva da Câmara de Suzano vai “punir” com desconto de salário os vereadores que marcarem presença nas sessões, mas não votarem nos projetos da ordem do dia. O projeto prevê falta e desconto no subsídio do parlamentar que não estiver presente em qualquer votação da Ordem do Dia.
A explicação dos vereadores Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho; Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; e Max Eleno Benedito (PRP), o Max do Futebol, é que, por diversas sessões, foi observado que alguns parlamentares marcam a presença eletrônica durante o Expediente e não participam da Ordem do Dia, o que prejudica o andamento dos trabalhos do Legislativo, já que, para algumas votações, há a necessidade de quórum especifico, como ocorreu na sessão da semana passada.
Como esta propositura trata sobre alteração do Regimento Interno, não pode ser votada em regime de urgência. Por isso, desde quinta-feira (29) o projeto passou a tramitar pela Casa e ainda não conta com data para votação.
Votação
Outro projeto, apresentado na sessão desta semana, foi aprovado, por unanimidade. Trata-se do projeto de lei de autoria do vereador professor Toninho Morgado que obriga os estabelecimentos públicos e privados da cidade a inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.
Além disso, os parlamentares optaram por manter o veto dado pelo Executivo a um projeto do vereador Lisandro Frederico (PSD), aprovaram dois projetos de autoria da administração municipal, e mais um de autoria do vereador José Silva de Oliveira (MDB), o Zé Lagoa, e quatro moções de aplauso.