No Alto Tietê, apenas a cidade de Poá atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na segunda etapa do Ensino Fundamental. A soma das metas estipuladas para as dez cidades da região era de que o ensino, entre 5ª série/6º ano e 8ª série/9º ano, fosse de 53.5 pontos em 2017. Porém, os municípios tiveram um desempenho geral de 48.7 pontos. Apesar disso, no Ensino Fundamental I, que compreende até a 4ª série/5º ano, todas as cidades tiveram o índice favorável.
O Ensino Fundamental II de Ferraz de Vasconcelos foi o mais distante da meta estabelecida pelo Ideb. A expectativa era de o ensino público ferrazense atingisse 5.2 pontos em 2017, mas conseguiu apenas 4.6. A diferença representa uma defasagem de 11,5%, em comparação ao esperado para o período. A situação indesejada é seguida também por Guararema e Suzano. Nessas cidades, o ensino até a 8ª série apresentou queda de 11,3% e 10,9%, em comparação ao o que era esperado, respectivamente.
Quanto ao Ensino Fundamental I, até a 4ª série, o desempenho favorável foi verificado em toda a região. Nas dez cidades, a soma da meta estipulada pelo Ideb neste cenário era 60.5 pontos. Os municípios superaram este índice em 3.7 pontos, atingindo a soma de 64.2. Este também é o valor superado em comparação aos resultados do último levantamento, em 2015.