Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano descobriram um desmatamento ilegal no Jardim Restinga, Distrito de Palmeiras, durante esta quinta-feira, 14. Uma pessoa foi detida sob a acusação de construir irregularmente próximo ao leito de um rio. Segundo a corporação, o proprietário da área, que permitiu a atividade, irá ser notificado. Os crimes foram descobertos após denúncia anônima.
O desmatamento ocorria numa zona mais afastada, segundo os GCMs. Era preciso entrar por um acesso, na Rua Avelino Mariano Pena, para chegar até o local em que árvores haviam sido derrubadas. Uma medição inicial aponta que o desflorestamento atinge a uma área de cerca de 150 metros quadrados (m²).
Segundo os GCMs, um homem foi flagrado derrubando árvores. "A pessoa estava usando um facão. O desmatamento ocorre há dias. Não é descartado a utilização de equipamentos específicos, como máquinas pesadas", pontuou Lindomar, que teve o apoio do agente Tombo.
Aos agentes, o homem detido diz ter recebido a permissão do proprietário para desmatar a área e construir uma casa. O dono da propriedade foi identificado e pode ser multado de R$ 12 a 18 mil. Porém, o valor pode aumentar, caso seja identificada que a área desmatada é ainda maior.
Em relação ao detido, ele pode responder criminalmente, além de receber multa e medidas alternativas. O caso foi registrado no 1° Distrito Policial (DP) de Palmeiras.