Pela primeira vez em mais de quatro meses, Suzano atinge a marca de 40% de taxa de isolamento social em dois dias úteis seguidos. Desde os dias 5 e 6 de agosto deste ano, a cidade não conseguia superar esse índice durante 48 horas seguidas. Isso aconteceu na última quinta-feira (10) e na última sexta-feira (11), quando a taxa de isolamento registrada em Suzano foi de 40% nos dois dias.
Dados atualizados na última segunda-feira (14) pelo Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (Simi-SP) mostram, ainda, que quatro cidades melhoraram seus índices na segunda sexta-feira de dezembro (11), no comparativo com a mesma data de novembro (13).
O levantamento engloba seis cidades acima de 70 mil habitantes. Delas, Ferraz de Vasconcelos manteve a melhor taxa da região, em 41%. Já Mogi das Cruzes viu o isolamento reduzir de 38%, na segunda sexta-feira de novembro, para 37%, na segunda de dezembro.
As demais cidades apresentaram melhora na adesão ao isolamento. Itaquá foi a melhor delas, passando de 36% para 39%. Em Arujá, a evolução foi de 2%, passando de 33% para 35% no comparativo. Suzano também melhorou 2%, indo de 38% para 40%. Em Poá, a adesão, na segunda sexta-feira de dezembro, foi de 36%, ou seja, 1% a mais do que os 35% da segunda sexta-feira de novembro.
Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel não entram na lista.
Suzano, assim como as demais cidades do Alto Tietê, vem registrando suas melhores taxas de isolamento aos finais de semana e feriados. Além de sábados e domingos, os dias 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 2 de novembro (Finados) caíram em segundas-feiras e registraram taxas superiores a 41%, sendo 43%, 45% e 46%, respectivamente. A cidade nunca atingiu essa marca em um dia útil sem feriado desde 18 de agosto.