quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Eleições 2020

Justiça Eleitoral promove nesta quinta cerimônia de diplomação de eleitos

Prefeito, vice e todos os vereadores eleitos já prestaram contas de campanha; evento acontece no Armando de Ré

16 dezembro 2020 - 21h50 Por Daniel Marques - de Suzano
O prefeito eleito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, seu vice Walmir Pinto e os 19 vereadores eleitos neste ano na cidade serão diplomados pela Justiça Eleitoral. 
 
O evento acontece nesta quinta-feira (17), a partir das 14 horas, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (Rua General Francisco Glicério, 1.354, Centro).
 
A diplomação é um ato previsto, determinado nas resoluções e que deve ser executado antes da posse. A tendência é de que os vereadores suplentes recebam seus diplomas pela internet, por meio de link que será passado pela Justiça Eleitoral.
 
A previsão é de que todos os eleitos participem do evento. Eles tinham que prestar contas da campanha. “A diplomação não pode acontecer antes da prestação de contas. Candidato omisso não é diplomado”, destacou a chefe da 181ª Zona Eleitoral de Suzano, Imaculada Pires de Almeida.
 
Prestação de contas
 
Segundo balanço passado pelo cartório, os 19 vereadores eleitos na cidade, bem como o prefeito eleito e seu vice, realizaram o processo de prestação de contas de campanha com a Justiça Eleitoral. 
 
Agora, eles estão aptos a participar da cerimônia de diplomação. Os eleitos tinham até a última terça-feira (15) para apresentar as contas. Segundo o cartório, até a última sexta-feira (11), nenhuma declaração havia sido feita. 
 
Porém, entre o último sábado (12) e a última terça, os eleitos cumpriram o papel.
 
“Com base na relação de declarantes, teremos os que serão diplomados”, frisou Imaculada.
 
Roteiro
 
O evento tem roteiro próprio da Justiça Eleitoral e parceiros poderão fazer parte da cerimônia. Cada eleito poderá levar mais um acompanhante para a cerimônia de diplomação.
 
Diplomação
 
Considera-se diplomação o ato jurisdicional declaratório que atesta a condição de eleito a candidatos aos cargos de prefeito e de vice-prefeito, assim como aos de vereador e de suplente, nos termos do art. 215 do Código Eleitoral. A diplomação encerra o processo eleitoral. 
 
O diploma é documento indispensável para que eleitos tomem posse em 2021.

Leia Também