O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) assinou ontem (5) protocolo de intenção para compra de vacinas para imunizar 5% da população do Alto Tietê. São entre 300 mil e 350 mil doses da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19).
Trata-se de uma "possibilidade" de compra coletiva de vacinas que, neste caso, não estão incluídas na quantidade que será cedida pelo Estado para imunização em massa.
A tendência é de que essas vacinas sejam adquiridas diretamente com o Instituto Butantan, que tem parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech - produtor das vacinas. A região não descarta usar outra vacina.
Assim, seriam aplicadas duas doses da CoronaVac em cada munícipe. São pouco mais de 3 milhões de moradores, contando as 12 cidades que compõem o Condemat (as dez da região, mais Guarulhos e Santa Branca). A conta aponta benefício de, ao menos, 150 mil residentes no Alto Tietê.
Porém, a ideia do Condemat, caso obtenha êxito na aquisição destas vacinas, é de manter as doses como uma "retaguarda" (uma espécie de "plano B" para que grupos prioritários não fiquem sem a imunização). A escolha foi feita com base nas experiências vividas com a vacinação contra a gripe H1N1.
Não há 100% de confiança por parte dos prefeitos da região no Estado no que diz respeito ao envio de vacinas, quantidades e prazos. O entendimento é de que deve haver uma reserva, mesmo com a promessa do governo de enviar doses para a região.
Prioritários
Presidente eleito do consórcio para este ano, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, destacou que o Condemat quer incluir mais dois grupos prioritários no Alto Tietê, caso consiga as vacinas que cubram 5% da população da região: profissionais da educação e da segurança pública.
"Hoje (ontem, 5 de janeiro), foi assinada uma carta para intenção de compra coletiva de 5% do total da população do Alto Tietê. Queremos colocar mais dois públicos, caso consigamos comprar esses 5%: profissionais da educação, como professores, diretores e coordenadores; e todas as forças militares, como as polícias Civil, Militar, guardas civis, bombeiros e todo mundo que trabalha na segurança das cidades. Queremos incluí-los neste grupo prioritário para, aí sim, falarmos em volta às aulas", salientou Ashiuchi, em entrevista após a cerimônia de posse.
Em seguida, ele falou da experiência que as cidades passaram com a vacinação contra a gripe H1N1. Para justificar a preocupação com a compra de vacinas reservas, o presidente falou que as cidades tiveram problemas na aquisição de doses contra a chamada “gripe suína” na época.
“A expectativa, por exemplo, era de mandarem 50 mil vacinas. Só que chegaram 40 mil ou 30 mil. Também houve atraso. Esses 5% são para termos uma quantidade reserva e para que a população seja toda assistida", disse.
Hospital de Campanha Regional
Os prefeitos também pedem a criação do Hospital de Campanha Regional, para atendimento às vítimas da Covid-19.
Ashiuchi disse que as cidades não têm mais condições de pagar por hospitais individuais. Com espaço, o Hospital das Clínicas de Suzano surge como opção, caso o Estado sinalize positivamente.
O Condemat também faz pressão para que sejam implantados 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, em Mogi.
Volta às aulas
Por diversas vezes na entrevista, Ashiuchi deixou claro que a inclusão destes dois grupos extras como prioritários na vacinação será determinante para que a região defina os protocolos de retorno às aulas.
Segundo o novo presidente, todos os prefeitos compartilham do mesmo pensamento: o de só autorizarem crianças nas escolas com a vacinação do corpo docente.
"Tivemos conversa previa com todos os prefeitos, mas todos pensam da mesma forma. Só se fala de volta às aulas depois de falarmos de vacinação dos profissionais da educação. Temos que garantir a vacinação deles, para falarmos com segurança em retorno às aulas", destacou.
Ashiuchi é eleito presidente do Condemat em 2021
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, foi eleito, por unanimidade, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) para o ano de 2021. A eleição aconteceu na manhã de ontem (5) no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), em Mogi das Cruzes.
Em seu discurso, o novo presidente - que substituirá o ex-prefeito de Guararema, Adriano Leite - agradeceu aos prefeitos que compõem o Condemat pela confiança.
"O nosso consórcio é unido para buscar soluções para o Alto Tietê. Quero agradecer aos prefeitos e prefeitas por essa honrosa indicação para conduzir, pela terceira vez, o Condemat", disse Ashiuchi.
O ex-presidente e ex-prefeito de Guararema, Adriano Leite, foi convidado para ser secretário geral executivo do Condemat.
Retorno
Ashiuchi volta à presidência do Condemat, uma vez que ele já que havia ocupado o cargo entre 2018 e 2019.
A única chapa que disputou a eleição é composta, ainda, pelo prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, que será o vice-presidente. Gustavo Henric Costa, o Guti, prefeito de Guarulhos, ocupará a Secretaria Geral.
Já a 1ª Tesouraria será ocupada por Caio Cunha, prefeito de Mogi, enquanto a 2ª, será de Luis Antonio de Camargo, o Dr. Camargo, prefeito de Arujá.
Evento
Os prefeitos realizaram as eleições longe dos olhos da imprensa, em uma sala fechada.
Após a reunião, eles foram até o auditório do Cemforpe, onde realizaram o anúncio.
Carlos Alberto Taino Junior, o Inho, prefeito de Biritiba Mirim; e José Luiz Eroles Freire, o Zé, prefeito de Guararema, não compareceram, pois estão se recuperando de problemas de saúde.
Além dos prefeitos, prefeitas e de seus cônjuges, compareceram o deputado estadual André do Prado; e o deputado federal, Marco Bertaiolli.