O Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde de Mogi e Região (Sindsaúde) aprovou a representação no Ministério Público que recomenda os municípios do Alto Tietê a divulgarem a lista com o nome dos profissionais da saúde imunizados até o momento. Por outro lado, as prefeituras garantem que seguem todas as determinações dos Governos Estadual e Federal para a aplicação da vacina.
De acordo com a diretora regional da entidade, Kátia Aparecida dos Santos, a representação é positiva, já que possibilita maior transparência no processo de imunização em todas as cidades da região.
“É extremamente importante que esse levantamento seja feito. Precisa haver o diagnóstico de quantas vacinas foram destinadas para o Alto Tietê inteiro, quantos profissionais foram imunizados e quem foram eles, nome a nome. É uma forma de garantir a transparência da campanha”, explicou.
A autoria da representação é do ex-vereador Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue, e do bacharel em Direito, Felipe Siqueira. Segundo a recomendação, a lista deve conter o nome, CPF, local onde foi vacinado, função exercida e local onde realiza a atividade.
A representante do sindicato destaca que uma das informações mais importantes é o local aonde o profissional exerce a atividade, já que em alguns casos, eles trabalham em dois (ou mais) lugares.
“O que ocorre muito é que, muitas vezes, os profissionais trabalham em mais de uma unidade de saúde. Então o nome dele acaba indo para as duas localidades. Neste caso, a orientação é que a vacina “que sobra”, seja destinada para aplicação no próximo da fila”, destacou.
Segundo ela, até o momento não houve registros de denúncias de casos de “fura-filas” nos hospitais em que o sindicato atente. “A adesão tem sido tranquila e positiva. Não temos casos registrados de pessoas furando fila. O controle é rígido. Estamos avaliando que a campanha está sendo boa. São amigos e colegas de trabalho. Fico feliz que estejam sendo imunizados e tendo a segurança devida para salvar vidas sem trazer riscos para dentro de casa”, disse.
“Nossos votos é que tenha um aumento na fabricação da vacina para que tão logo ela chegue para a população. A vacina é de todos e deve chegar para todo”, completou.