quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cidades

Com autoescolas fechadas, Detran amplia serviços digitais

Aulas teóricas e práticas presenciais também estão paralisadas

23 março 2021 - 15h00 Por Matheus Cruz - de Suzano
Assim como diversos serviços, os procedimentos para tirar a habilitação também sofreram alterações com as restrições impostas pela pandemia.
 
Com auto escolas de portas fechadas, o Departamento de Trânsito (Detran) está ampliando os atendimentos online. O órgão aumentou em 72% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43 para 74, na comparação com 2019. O objetivo é oferecer maior comodidade e evitar que as pessoas saiam de suas casas. 
 
Suzano possui atualmente 45 Centro de Formação de Condutores (CFC). Nestes locais, entretanto, os exames teóricos e práticos para a primeira habilitação estão suspensos. Assim como a prova de reciclagem para os casos de suspensão. Além disso, as aulas teóricas e práticas presenciais também estão paralisadas. Apenas aulas teóricas na modalidade online estão ocorrendo. 
 
Segundo o órgão, caso o indivíduo precise emitir uma nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o processo pode ser realizado pelos portais do Detran-SP, do Poupatempo e também pelo aplicativo Poupatempo digital. 
 
Para o caso da primeira habilitação, será necessário pagar a taxa de emissão, agendar o exame médico – que ocorre presencial -, para então receber o documento pelos correios. 
 
Dentre os serviços mais solicitados nas plataformas online estão; renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento, transferência de veículo, entre outros. A ideia é oferecer ao cidadão, tecnologia e soluções inovadoras que tragam autonomia, ainda mais neste período em que as recomendações indicam que as pessoas fiquem em casa. Além do aumento dos serviços em suas plataformas on-line, o Detran também atua nas recomendações e no diálogo constante com as auto escolas. 
 
“As recomendações são para que as autoescolas permaneçam fechadas, não sendo possível a realização de novas matrículas e nem ministrar as aulas teóricas e práticas presenciais, sendo mantidas apenas as aulas teóricas na modalidade remota. As orientações e recomendações são realizadas por meio de comunicados emitidos pela Diretoria de Habilitação pelos portais do Detran.SP e Poupatempo, além do Portal do Sindicato das Auto Escolas (Sindautoescolas.SP)”, destacou o órgão. 
 
Plataformas
 
Os processos podem ser feitos pelos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) e também pelo APP do Poupatempo (Poupatempo Digital, disponível nas lojas Google Play e Apple Store.

Leia Também