Neste mês de julho, as novas alunas do nono curso de Promotoras Legais Populares, promovido pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), deverão colocar em dia o conteúdo das 17 aulas do primeiro semestre. As mulheres, de diferentes cidades de Minas Gerais, integram a turma de 2021. Todos os vídeos, gravados de maneira exclusiva para o curso, estão disponíveis no canal do Youtube “TV Prefeitura de Suzano” (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano). A medida foi pensada para as novas inscritas estarem com toda a matéria atualizada para o segundo semestre.
A diretora de projetos do Saspe, Sandra Lopes Nogueira, explica que o novo grupo é fruto de uma parceria entre a coordenação das PLPs de Suzano e o coletivo de Minas Gerais no combate à violência contra a mulher, que busca levar mais essa ferramenta de empoderamento.
A psicóloga organizacional Ângela Cardoso, de 53 anos e moradora da cidade de Paraopeba (MG), é uma das novas alunas da iniciativa suzanense e comenta que a expectativa das mulheres da sua região com o curso é muito grande. “Eu já assisti 12 das 17 aulas disponíveis em menos de um mês, eu sinto que estou vendo uma série e quero emendar um capítulo no outro”, brinca.
Segundo a psicóloga, que trabalha no setor de Recursos Humanos de uma empresa, os vídeos já expandiram o seu olhar sobre o cotidiano e trouxeram ideias para evoluir em todas as esferas da vida. “A sétima aula sobre ‘Libras – Língua para o Empoderamento’ me trouxe uma valiosa reflexão. Eu, como profissional de RH, passei a questionar sobre como tornar o local de trabalho mais acessível e já estou buscando novas especializações para contemplar todos os funcionários de onde eu trabalho”, complementou Ângela.
Ela ainda reforça que as mulheres da região seguem em contato constante e já planejam encontros presenciais, após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para discutir ferramentas de transformação social.
Para a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, levar esse curso a outras regiões mostra como a luta suzanense tem sido árdua e as alunas estão apresentando bons resultados. “Ser PLP é mostrar força para modificar o seu cotidiano. O curso municipal, produzido de maneira exclusiva, ser compartilhado com diversas cidades mineiras é um grande avanço e mostra o compromisso da cidade com a causa da mulher”, finalizou.
Sobre o curso
O Promotoras Legais Populares é uma capacitação gratuita voltada às mulheres maiores de 18 anos, com foco na cidadania sob a perspectiva da igualdade de direitos entre as diversidades de classe social, étnico-racial, sexual e suprapartidário.
Os temas são escolhidos por meio de uma minuciosa curadoria de conteúdos referentes às temáticas semanalmente abordadas. No final do curso, as PLPs recebem certificação e tornam-se peças fundamentais para transformar a sociedade.