As feiras livres, diurnas e noturnas, voltaram a ter grande movimento, principalmente nos finais de semana. Todas estão seguindo medidas sanitárias contra o novo coronavírus (Covid-19), como o espaçamento entre as barracas, uso obrigatório de máscaras, proibição de consumo no local e a higienização de produtos e bancadas.
Duas feiras estão suspensas, de acordo com a Prefeitura: Parque Max Feffer, aos domingos e na Rua Martha, na Vila Urupês.
Uma das feiras que ocorre no município é na Vila Amorim. Por lá, os feirantes relataram uma queda no movimento, no entanto, o clima é de otimismo. Feirante desde criança, Manoel Hilário conta que o número de consumidores ainda é baixo. Porém, não há espaço para o desânimo e o feirante tem esperança de melhora com o passar do tempo. “No começo foi bastante difícil. Poucos consumidores estão procurando a mercadoria, mas confio na melhora depois de um tempo”, disse.
O frio também é um dos obstáculos enfrentados pelos feirantes. Mesmo assim, tem sobrado muitos produtos. “Tem sobrado bastante e fazemos doações para a comunidade, mesmo com o frio. Nesta época perdemos muitos produtos. No começo a situação era mais difícil”.
Julio Cesar Souza também tem enfrentado dificuldades. “O movimento caiu em 50%. Tenho tido dificuldade para conseguir produtos. Dependemos muito do fornecedor. A pandemia atingiu todos os lados”, conta.
Eraldo Severino Santana também mostra otimismo, mesmo diante das barreiras impostas pela pandemia. “Em termos de venda, caiu 40%. Tivemos poucos retornos, mas se Deus quiser em breve tudo voltará ao normal”.
Quem nunca deixa de frequentar a feira é Ivonete da Silva. Para ela, o local oferece diversas opções por um preço melhor que no mercado. “Amo a feira. Aqui tem mais opções que no mercado e lá é tudo caro. Os produtos têm mais qualidade. É excelente”, finalizou.
Horários
Nas terças-feiras ocorrem duas feiras: Avenida Missionária, no Jardim Colorado, e na Avenida Maria Helena, no Jardim Natal. Ambas acontecem das 6 às 14 horas.
A feira da Vila Amorim acontece na Rua Alberto José da Costa, nas quartas-feiras, das 6 às 14 horas.
Quintas-feiras: Rua Dr. Odilon de Souza (Jardim Imperador); Rua Guarani (Jardim Revista); das 6 às 14 horas.
Sextas-feiras: Rua Benedito Faria Marques Filho (Parque Maria Helena) e Rua Oswaldo de Oliveira Lima (Jardim Casa Branca).
Sábado: Rua Benjamin Constant (Pátio Central), Rua Igreja Evangélica Unificados Por Cristo (Miguel Badra Alto), Rua Margarida Lima de Oliveira (Jardim São José), das 6 às 14 horas. Além disso, ocorre a feira livre da Rua Antônio Pessegueiro (Vila Helena), das 10 às 17 horas.
Domingos: Rua Agostinho Irente (Vila Figueira), Rua da Adutora (Jardim Monte Cristo), Rua Sebastião Moreira (Palmeiras), Avenida Jaguari (Jardim Dona Benta), Rua Jeca Tatu (Jardim Novo Colorado), das 6 às 14 horas.
Feiras Noturnas e Feira da Agricultura Familiar (FAF)
Quartas-feiras: Rua Benjamin Constant (Pátio Central), das 16 às 21 horas.
Quintas-Feiras: Praça Cidade das Flores (Jardim Paulista) - FAF, das 16 às 21 horas.
Sextas-feiras: Avenida Tere Nigri (Jardim Cruzeiro do Sul) – FAF, das 16 às 21 horas.