O projeto Laços de Família busca qualificar e valorizar mulheres em situação de vulnerabilidade de bairros carentes de Suzano. Ao todo, são 95 mulheres beneficiadas. O projeto é realizado pela Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e à Criança Esperança (AAMAE), em parceria com Instituto Thadeu José de Moraes (ITJM) e a ONG Transforma Brasil.
Dentro do projeto são oferecidas oficinas de corte e costura, panificação, e lar com excelência. Além disso, há as oficinas socioemocionais. No decorrer do curso, são realizadas rodas de conversas onde vários temas são abordados. O projeto começou em março e foi potencializado com as oficinas. “Era algo muito esperado por elas. No início, quando fizemos as inscrições para o projeto, havia uma expectativa. A adesão está praticamente 100%. Elas participam, compartilham com mais gente. Tem até lista de espera para outubro”, conta a coordenadora do projeto Alessandra Roberta de Oliveira.
A coordenadora destacou a oficina do lar com excelência. O objetivo é qualificar o trabalho das empregadas e assim buscar o reconhecimento da profissão. “É uma profissão não muito bem reconhecida. Com essa capacitação, elas estarão qualificadas no mercado de trabalho. Ela vai aprender a maneira correta de organizar uma casa”, explicou.
Também serão oferecidos cursos sobre leis trabalhistas e sobre o Microempreendedor Individual (MEI). “Vamos potencializar essas mulheres para o mercado de trabalho”, afirma Alessandra.
Outro ponto destacado é o suporte psicológico. O atendimento é realizado pela psicóloga Gisele Miranda. “Estamos em um bairro onde o acesso é mais restrito. Muitas vezes não consegue buscar no Centro. Então fizemos toda essa parte aqui dentro da AAMAE. Tem tido bastante procura”, disse.
Para participar do projeto, basta ir até a sede da AAMAE ou do ITJM, com RG e CPF, e fazer a inscrição. O horário de funcionamento das duas entidades é das 8 às 17 horas, de segunda a sábado.
A AAMAE fica na Rua Hélio Guimarães Lanzas, 395, no Miguel Badra. O telefone é o 4749-1935. O ITJM está localizado na Alameda Fernando Costa, 269, no Jardim Imperador. O telefone para contato é o 4748-6917.