quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cidades

Região tem 186,9 mil faltosos da 2ª dose da vacina contra a Covid

Cidades contabilizam outras 29.903 pessoas que não retornaram para a 3ª dose

13 novembro 2021 - 05h00 Por Matheus Cruz - de Suzano
O Alto Tietê tem pelo menos 186.997 pessoas que ainda não completaram seu esquema vacinal contra a Covid-19 dentro do prazo estabelecido. De acordo com o mesmo levantamento, as cidades contabilizam ainda outras 29.903 pessoas que já podem receber a 3ª dose do imunizante – a dose de reforço -, mas ainda não retornaram.
 
Os dados são de um levantamento das Secretarias Saúde dos municípios a partir de informações do VaciVida, sistema do Governo do Estado de São Paulo, onde as pessoas com segunda dose em atraso são identificadas.
 
Para tentar reduzir esse número, as prefeituras realizam ações de busca ativa e contam com postagens nas redes sociais para conscientizar a população da importância de completar o esquema vacinal.
 
Em Suzano, a Secretaria de Saúde calcula que 46.351 pessoas ainda não receberam a 2ª dose dentro do prazo estabelecido. Deste total, a maioria se enquadra no perfil dos aprazamentos adiantados, ou seja, houve a redução do intervalo de aplicação da primeira para segunda dose, porém, pode ser que as pessoas não se atentaram a essa informação. 
 
Ainda segundo a pasta, outras 9.665 pessoas já podem receber a 3ª dose, mas ainda não compareceram. Para alcançar este público, a busca ativa é feita pelos agentes comunitários e por orientações nas redes sociais.
 
Mogi das Cruzes calcula 33.600 faltosos para a segunda dose. As unidades de saúde fazem contato com as pessoas com base nos cadastros e registros de aplicação das doses. O objetivo é lembrar sobre a importância da complementação da vacina e ajudar a realizar o agendamento online.
 
No município de Poá, são 14.152 pessoas que ainda não compareceram para tomar a segunda dose e outras 3.338 que faltaram no dia para receber a terceira aplicação. A Prefeitura realiza busca ativa por contato telefônico, carro com alto-falante e campanhas de conscientização nas mídias sociais.
 
Em Itaquaquecetuba, são contabilizadas 285.476 pessoas vacinadas com a primeira dose e 61.221 que ainda não retornaram. Além disso, outras 8.935 pessoas faltaram no dia para receber a dose de reforço.
 
Já em Ferraz de Vasconcelos, são contabilizados 22.939 faltosos na segunda dose. Além deste grupo, outras 5.373 pessoas não retornaram para receber a dose de reforço. A Secretaria de Saúde tem buscado incentivar a imunização e atingir o maior número de pessoas com o ciclo vacinal completo por meio de campanhas publicitárias, ações em diversos pontos do município, incluindo o "Dia V" aos sábados.
 
Em Guararema, a Secretaria Municipal de Saúde calcula que 2.405 habitantes ainda não retornaram para receber a 2ª dose do imunizante e outras 987 faltaram para a dose de reforço.
 
Em Santa Isabel são 6.329 pessoas que faltaram na 2ª aplicação e 1.605 para a dose de reforço.
 
Até o final desta reportagem, as prefeituras de Arujá, Biritiba Mirim e Salesópolis não retornaram o contato feito pelo DS. 

Leia Também