quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cidades

Casos confirmados da Variante Ômicron em SP deixam Alto Tietê em alerta

Variante foi classificada como "variante de preocupação" pela Organização Mundial da Saúde

01 dezembro 2021 - 05h00 Por Matheus Cruz - de Suzano
A coordenadora da Câmara Técnica da Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Adriana Martins, afirmou que a região está em alerta com a variante Ômicron. 
 
Ontem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez a identificação preliminar de dois casos de infecção pela variante Ômicron do coronavírus. 
 
Ambos os casos, em um homem de 41 anos e uma mulher de 37, vindos da África do Sul, foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
 
A variação do Sars-Cov-2, que causa Covid-19, foi classificada como "variante de preocupação", por causa do risco de ser mais transmissível que as anteriores.
 
De acordo com a especialista do Alto Tietê, os municípios da região estão em alerta, mas é necessário redobrar os cuidados sanitários e reforçar a importância de a população completar o ciclo vacinal.
 
“A vacinação continua a ser a forma mais eficaz de proteção, por isso fazemos um apelo para todos aqueles que ainda não completaram o ciclo de imunização, procure o serviço de saúde do seu município. A população precisa entender que a pandemia não acabou, e que ainda precisamos ter cautela e responsabilidade por nossas ações”, disse a coordenadora.
 
Até o momento, a Câmara Técnica não realizou reunião para tratar especificamente deste caso, mas a especialista destaca que “os municípios da região seguem com a rotina das campanhas de imunização, essencial para frear a contaminação e continuam com os protocolos sanitários, como a utilização de máscara e álcool em gel”.
 
Além disso, Adriana Martins lembra que já existe um consenso entre as prefeituras para o cancelamento do Carnaval de 2022, uma maneira de combater o aumento de casos. Entre as dez cidades da região, por exemplo, a suspensão já foi confirmada em nove. O assunto ainda está em discussão em Itaquaquecetuba.
 
Em Suzano, a medida foi tomada após estudo técnico da Secretaria Municipal de Saúde junto ao Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus.
 
Variante
 
A variação do coronavírus foi reportada à Organização Mundial da Saúde (OMS) na última semana pela África do Sul.
 
O alerta está ligado entre pesquisadores, que cobram a conscientização da população e o reforço na campanha de vacinação. 
 
Nesta segunda-feira (29), Canadá, Espanha, Suécia e Escócia confirmaram casos da nova variante do coronavírus. 

Leia Também