quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cidades

Projeto prevê reestruturação urbanística e ambiental em 4 bairros de Suzano

Previsto pelo Plano Diretor, projeto visa a melhoria da qualidade de vida do perímetro próximo ao Suzano Shopping

18 dezembro 2021 - 20h00 Por Thiago Caetano - de Suzano
A Zona Especial de Projeto de Intervenção Urbana (Zepiu-A) prevê uma reestruturação urbanística e ambiental em Suzano. O projeto foi previsto pelo Plano Diretor de Suzano (lei complementar n° 312/17) e aprovado na Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo - Luops (lei complementar nº 340/19). A lei complementar visa a melhoria da qualidade de vida de moradores do perímetro próximo ao Suzano Shopping, até a Rua Regina Cabalau Mendonça.
 
O projeto abrange os bairros Cidade Cruzeiro do Sul, Jardim Márcia, Jardim Suzanópolis e Jardim Nena. A região tem cerca de 1,5 milhão de metros quadrados, está localizada na malha central, possui infraestrutura urbana pré-definida e uma área construída de 13%.
 
Segundo a Prefeitura de Suzano, a medida prevê o estímulo ao uso misto e a ampliação de sua densidade urbana, fixa e flutuante. A ideia é garantir uma vida mais ativa neste trecho da cidade e maior permanência dos munícipes, que deverão morar, trabalhar e usufruir das novas atividades urbanas previstas no local. Ainda de acordo com a Administração Municipal, aumenta a qualidade dos espaços públicos e traz melhorias paisagística, diminuição dos trajetos e reforçando a acessibilidade na região central. Além disso, a medida prevê aumento na oportunidade de empregos (diretos e indiretos), proporciona o desenvolvimento econômico da região e garante o avanço das infraestruturas da localidade.
 
Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, a Zepiu-A é um importante instrumento que garante estratégias de crescimento e desenvolvimento urbano, social e econômico de Suzano de forma sustentável. “Isso vai garantir e possibilitar a melhoria paisagística e a qualidade de vida dos moradores e usuários desta região e para as futuras gerações que virão. Transforma Suzano em uma cidade muito mais humana e gentil”, disse.
 
O órgão ressalta que o projeto cria ferramentas e instrumentos urbanísticos que estão previstos no Estatuto das Cidades e ratificados nas leis urbanísticas municipais, viabilizando a mudança de áreas subutilizadas ou sob procedimento de especulação imobiliária. Após sua aprovação, alguns mecanismos poderão ser colocados em prática. O objetivo é garantir sua aplicação e possibilitar a modificação da localidade prevista na Zepiu-A.
 
A pasta espera os procedimentos administrativos da Câmara de Suzano, para enviá-lo ao Poder Executivo, passando por assinaturas necessárias. Em seguida, ocorrerá a publicação da nova lei complementar.

Leia Também