quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cidades

Suzano prepara complexo de Saúde e aguarda visita de Queiroga ao Hospital Federal

Entrega do Hospital Federal está prevista para 2023 e abertura do HC de Suzano para o 1º semestre de 2022

19 dezembro 2021 - 05h00 Por Lucas Lima - de Suzano
Suzano prepara um complexo de Saúde. A Santa Casa de Misericórdia anunciou que está prevista a reabertura do centro cirúrgico e do setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na próxima semana. Outras duas novidades são a entrega do Hospital Federal, previsto para o final de 2023, e do Hospital das Clínicas (HC) de Suzano, com previsão para o 1º semestre de 2022. De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), é aguardado a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nas obras do Hospital Federal.
 
De acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Suzano, a reabertura do centro cirúrgico e do setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) será na próxima semana. Na oportunidade, a unidade informou que deverão ser divulgadas novidades a respeito dos trabalhos de reforma em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.
 
Em entrevista ao programa Radar Noticioso com Marilei Schiavi, o prefeito Rodrigo Ashiuchi disse que a Santa Casa não passava por reforma desde 1968. Os telhados da unidade começaram a ser reformados em setembro. A obra contempla uma área de 900 metros quadrados. “Não podia ficar da forma que estava. Chove lá dentro, tinha perigo de cair”, disse o prefeito.
 
O investimento total foi avaliado em R$ 878 mil, com recursos próprios da unidade, vindo de repasses fixos dos governos Federal, Estadual e Municipal. O prefeito de Suzano ainda disse que pretende transformar a Santa Casa em especialização de maternidade, após a entrega do HC e do Hospital Federal.
 
Em relação ao Hospital Federal, Ashiuchi disse que as obras seguem. De acordo com o prefeito, recentemente houve um aporte tanto do governo Federal quanto da Prefeitura. “No final de 2023 vamos entregar o hospital. Vai dar um upgrade na Saúde da cidade”, ressaltou.
 
Ele ainda comentou que pretende trazer o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “A ideia minha e do deputado federal Márcio Alvino (PL) é trazê-lo, pois é o sonho da cidade ter esses três polos de Saúde”.
Por outro lado, a abertura de um prédio do HC de Suzano é uma realidade mais próxima. Segundo Ashiuchi, a unidade vai abrir no 1º semestre de 2022. Além disso, o prefeito destacou que junto ao governador João Doria estudam em abrir os três prédios. 
 
“Vamos acabar com essa novela. Antigamente seria um prédio só. Mas agora estamos desenhando para ser o complexo todo. Assim tem uma capacidade de absolver e ajudar a Saúde de toda a região”. 
Ashiuchi vai se reunir, na próxima semana, com o vice-governador Rodrigo Garcia, para discutir sobre a abertura do HC. 
O serviço de tele atendimento do HC também deve ser implantado no prédio.

Leia Também