quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cidades

Chuvas aumentam em 16% nível do Sistema Alto Tietê

Todas as cinco represas da região estão com armazenamento acima de 50%

11 fevereiro 2022 - 11h16 Por Lucas Lima - de Suzano
As chuvas do início de 2022 aumentaram em 16% o nível de água do Sistema Produtor Alto Tietê (Spat). Com volume operacional de 40,4% em 1º de janeiro, subiu para 56,4% - percentual registrado nesta quinta-feira (10). Todas as cinco represas da região estão com armazenamento acima de 50%. Os dados são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
 
O aumento de 16% do armazenamento de água do Spat se deve a pluviometria acumulada durante esse período. Em janeiro, por exemplo, a pluviometria acumulada no mês foi de 239,1 milímetros. No entanto, o acumulado foi menor do que a média histórica de janeiro, que é de 243,3 milímetros.
 
Por outro lado, nos dez primeiros dias de fevereiro, o Sistema Produtor Alto Tietê acumulou 67,6 milímetros de pluviometria. A expectativa é de que o nível de água cresça ainda mais. Isso porque na média histórica de fevereiro, o acumulado é de 191,5 milímetros.
 
Até a tarde de quinta-feira (10), todas as represas da região operavam acima de 50%. A primeira delas é a barragem de Jundiaí, situada uma parte em Mogi das Cruzes, que conta com 74,63% de sua capacidade. Já a represa de Paraitinga, localizada em Salesópolis, tem 62,76% de sua capacidade total armazenada. Na sequência vem a barragem de Biritiba Mirim, com 59,55% do seu volume total. Por outro lado, a represa de Taiaçupeba, que fica entre os municípios de Suzano e Mogi das Cruzes, operava com 58,61% de água.

Leia Também