O biomédico e especialista em saúde pública, Israel Lacerda (Solidariedade) é pré-candidato a deputado estadual para a eleição de 2022. O político vai defender a bandeira da saúde e afirmou que a abertura do Hospital das Clínicas (HC) de Suzano será uma das prioridades no mandato. Além disso, ele frisou que fará uma campanha em prol da cidade e da região e garantiu que a cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) não será como “trampolim”, para disputar as eleições municipais de 2024.
Aos 47 anos, essa é a primeira vez de Lacerda como pré-candidato a deputado estadual. O político suzanense já participou da eleição nacional, em 2018, como candidato a deputado federal. Na época, obteve 19 mil votos e não foi eleito. Ele também disputou três eleições municipais para prefeito de Suzano. Lacerda foi vereador de Suzano por dois mandatos e esteve como presidente da Câmara por duas vezes.
Na última semana, Lacerda saiu do PSL e se filiou ao Solidariedade a convite do diretório municipal do partido. Na oportunidade, se reuniu com o presidente nacional do Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, que deu carta branca para a pré-candidatura a deputado estadual.
Em entrevista exclusiva ao DS, Lacerda disse que amadureceu para esta eleição em comparação com a disputa eleitoral de 2018. Ele contou que entrou em depressão profunda após a morte do pai, Israel Sampaio de Lacerda, em 2020, e devido ao prejuízo com os negócios empresariais durante a pandemia. “Tive esse tempo de reflexão. Esta campanha está me levantando de novo. Me sinto motivado. Tenho uma história com Suzano. E junto ao Solidariedade, com 40 mil votos, tenho chances real de ser eleito. Estou mais maduro, quero ser um representante da cidade e dialogar com todos”, ressalta.
Segundo Lacerda, diferente das últimas eleições municipais, a campanha neste ano será pautada apenas em benefício a Suzano e região, sem ataques políticos. “Não sou contra ninguém. Inclusive, como deputado estadual, vou ajudar a Prefeitura com emendas. Não quero entrar mais nessas bolas divididas. É um aceno de paz”, afirma.
Por outro lado, o pré-candidato diz que é contra a candidatos “virtuais e paraquedistas”, se referindo ao deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val (União Brasil), mais conhecido como Mamãe Falei, e ao ex-policial militar e vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro (PL). “Não tiveram êxito e, muito menos, um bom serviço prestado. Só ficam atrás das telas, não pisam no barro”, critica.
Lacerda também negou que a disputa para deputado estadual seja um “trampolim” para a corrida eleitoral municipal em 2024. “O objetivo é eleger não um só candidato de Suzano na Alesp, mas sim dois candidatos, porque a cidade tem potencial”.
Em relação a bandeira que irá defender, o pré-candidato pelo Solidariedade disse que a área da saúde sempre será prioridade. Ele ainda citou que pretende solucionar o problema da abertura do HC de Suzano, além de trazer um Ambulatório de Médicos Especialidades (AME) para o município. “Sou biomédico e sei o que a saúde precisa. Quero que o Estado traga mais aparelhos públicos e vou fazer cobranças para que os pedidos sejam atendidos”.
Questionado sobre a disputa a presidente da República, Lacerda disse que não ficará em nenhum dos extremos. “Penso em pacificar o cenário político brasileiro. Não vou ficar em nenhum extremo. Isso divide o País e fica um jogo de supostamente o bem contra o mal”, concluiu.