quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cidades

Estudantes da Amaae participam de Olimpíada de Astronomia

Professora Ingrid Dias coordena esse projeto na instituição

21 abril 2022 - 14h28 Por Guynever Maropo - de Suzano
Um grupo de estudantes de 7 a 10 anos da Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e à Criança “Esperança” ( Amaae), do Miguel Badra de Suzano vai participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog ).
 
A professora Ingrid Dias coordena esse projeto na instituição. Também trabalha com essas crianças o processo de alfabetização, ensinando a pronúncia das palavras e o letramento através da astronomia.
 
A Olimpíada vai acontecer no Colégio Ferreira Master, que faz parceria com a instituição. No dia 20 de maio, os alunos da Amaae vão prestar a prova de 10 questões sobre astronomia e astronáutica no colégio. Os estudantes de empreendedorismo do Ferreira Master vão auxiliar o grupo a responder a prova. 
 
“Essa parceria foi o incentivo para a inscrição na olimpíada. Os alunos do colégio vão auxiliar as crianças na prova indicando o local certo para colocar as respostas. Ainda estão em processo de alfabetização, possuem algumas dificuldades”, explica a coordenadora do projeto.
 
Após a finalização da prova, os alunos vão participar da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog ). Lançarão o protótipo de foguete, que foi construído com partes imprimidas em 3D, itens recicláveis, canudos de papel e de plásticos. 
 
“Essa parte foi toda construída por eles, será uma boa lembrança para essas crianças ao participar da mostra. Espero que ganhe alguma medalha”, comenta.
 
A professor começou a trabalhar o processo de alfabetização com essas crianças através da astronomia. Com a aceitação, surgiu a ideia de levar o grupo para participar da mostra e da olimpíada. 
 
Amaae apoiou a iniciativa e criou uma sala de aula decorada para a coordenadora trabalhar a alfabetização com as crianças. A sala possui um mural pintado com desenhos feitos pelas crianças, espaço para contar história, carteiras, tatames e um telescópio.
 
Além desses ganhos, a coordenadora conseguiu parceria com quatro empresas de impressora 3D que doaram filamentos para produzir as peças dos foguetes e das aulas de alfabetização. São elas Cubo3D, Ops3D, 3DX e Impresso 3D
 
Segundo a Ingrid, o processo da alfabetização é trabalhado em três etapas: desbravar, observar e pesquisar. No desbravar as crianças veem como ficou o que escreveram após ser imprimido 3D.

Leia Também