quinta-feira 01 de outubro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cidades

Suzano estuda criação de Plano Cicloviário em projeto de Planejamento Urbano

Plano Diretor completa 5 anos neste ano. Cidade avança por mais ciclovias, segundo Secretaria de Planejamento

23 abril 2022 - 05h00 Por Thiago Caetano - de Suzano
O Plano Diretor de Suzano completa cinco anos e prevê a ampliação do número de ciclovias na cidade.
Durante entrevista ao DS, o secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano, Elvis Vieira, comentou sobre o assunto.
 
Segundo o secretário, a cidade busca parceria para montar um plano cicloviário. O projeto é realizado em conjunto com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana. Atualmente, a cidade conta com duas ciclovias. “Tivemos avanços. Estamos fechando uma parceria para criar um plano cicloviário. A ideia é saber onde deveria ter e onde vamos instalar”, disse Vieira.
 
O Plano Diretor também foi abordado na entrevista. Ele completa 5 anos neste ano. Segundo Viera, foram estabelecidas diversas áreas dentro do município. Ele destaca as Zonas Especiais de Interesse Social e as Zonas Especiais de Interesse Histórico. Também foi demarcado no Plano Diretor as Zepius (Zona Especial de Projeto de Intervenção Urbana). Uma delas foi aprovada no fim do ano passado. A Zepiu-A prevê uma reestruturação urbanística e ambiental em 4 bairros de Suzano. O perímetro fica próximo ao Suzano Shopping e vai até a Rua Regina Cabalau Mendonça e abrange os bairros Cidade Cruzeiro do Sul, Jardim Márcia, Jardim Suzanopólis e Jardim Nena.
 
“Nela se estabelece regras específicas para atrair investimentos naquela região. Serão 1.400m². Quando abro a possibilidade de trazer mais investimentos para a cidade, amplia também a economia do município. A condição de vida das pessoas melhora. Trago empreendimentos para a cidade, aumento a arrecadação do município direta e indiretamente e cria esse equilíbrio importante para Suzano”, explica. Segundo ele, foi aprovado o primeiro projeto de um empreendimento de médio e alto padrão no local. Para o secretário, Suzano começa a atingir outros patamares. “Fazendo isso, o município começa a ficar em outro patamar. Isso é pensar no futuro de forma equilibrada, concisa e planejada”, concluiu.
 
Invasões
 
O secretário também destacou o trabalho visando conter ocupações irregulares. Em 2019, foi aprovada a Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo (Luops). O trabalho começou na Vila Monte Sion, quando foram entregues 18 lotes, segundo Vieira. Em seguida, foram entregues cerca de 800 lotes na Vila Fátima. De acordo com o chefe da pasta, a próxima entrega ocorrerá na Vila Barros. Uma outra entrega deve ocorrer no Jardim Gardênia Azul, onde beneficiará cerca de 1.400 famílias. O bairro foi incluído no programa Cidade Legal, do Governo de São Paulo.

Leia Também