quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Comércio deve gerar 1,7 mil vagas temporárias para o final deste ano

Projeção é de aumento na reabertura de vagas em comparação com 2020

31 outubro 2021 - 12h00Por Matheus Cruz - de Suzano
O Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), estima que cerca de 1,7 mil vagas de empregos temporários sejam abertas neste fim de ano no Alto Tietê. A projeção é de aumento na reabertura de vagas em comparação com 2020, mas ainda inferior na comparação com 2019.
 
Segundo Valterli Martinez, presidente do Sincomércio, a recuperação para superar as contratações no mesmo período de 2020 será possível com a ajuda de novas empresas abertas recentemente na região, além das recentes flexibilizações no atendimento aos clientes com o controle da pandemia. “Isso será possível até pelas novas empresas que abriram e as recontratações que estão acontecendo. Isso quer dizer que, além de novos empregos que foram gerados por essas empresas, está acontecendo a recontratação de funcionários que perderam seus empregos no ano passado, por exemplo”, explica.
 
No balanço dos últimos três anos, o Sincomércio contabilizou a abertura de aproximadamente 650 vagas temporárias no final de 2020, número muito abaixo do apresentado em 2019, quando cerca de 1,5 mil vagas foram abertas. Já no cálculo total, o sindicato vê um déficit de pelo menos 1,3 vagas no comparativo com 2019, época em que o setor ainda não vivia as dificuldades impostas pela pandemia.
 
Em relação a 2020, quando foram fechadas aproximadamente 4 mil vagas, a perspectiva é recuperar pelo menos 1,7 mil já neste ano. Entre as maiores dificuldades está a recuperação das vagas perdidas ao longo do ano passado, além disso, de acordo com Valterli, apesar das flexibilizações no atendimento, o resultado nas vendas ainda está abaixo do esperado, sobretudo em datas comemorativas, como o Dia das Crianças, por exemplo.
 
“Já tivemos uma retomada bem pequena agora em outubro, mas que ainda não é tão significativa para a gente poder levar esses dados em consideração neste momento, incluindo o Dia das Crianças que não teve uma venda tão satisfatória como era previsto”, disse.