Ao ministrar palestras sobre segurança em condomínios, algumas vezes me deparei com moradores que parecem estar de mal com a vida. Antes de começar o evento, geralmente, sou alertado pelo síndico ou conselheiro sobre o problema que a administração tem enfrentando com o chamado condômino “cri-cri”. Costuma ser um morador antigo do local, que não está aberto a novidades, tem perfil fiscalizador, sua opinião jamais pode ser contrariada e, dificilmente, volta atrás em seu posicionamento, mesmo estando claro que errou. Percebi também que o morador “cri-cri”, na maioria das vezes, vai à reuniões sozinho e costuma sentar no fundo da sala. O rosto se apresenta de forma carrancuda e nas mãos parece carregar pesadas pedras, prontas para serem lançadas no momento ideal. Já tem estratégias elaboradas com dois intuitos: 1)Prevalecer sua vontade através de argumentos infundados ou pela intimidação 2)Não obtendo receptividade dos demais pares, promove tumulto com objetivo de desestabilizar o ambiente para que não haja votação. Em uma apresentação onde explicava o funcionamento da chamada “Portaria Virtual”, um morador levantou a mão e foi logo falando em voz alta: “Quero avisar a todos que os prédios que implantaram esse tipo de atendimento à distância tiveram desvalorização no imóvel de 50%”. O buchicho na sala estava formado, pois é óbvio que nenhum dos moradores gostaria de ter tamanho prejuízo. Então, perguntei ao “cri-cri”: “Por gentileza, aonde o senhor obteve esse dado, pois desconheço completamente a veracidade dessa informação?” O morador levantou da cadeira e retrucou: “Fiz pesquisa na internet antes de vir para a reunião e encontrei vários estudos nesse sentido”. Imediatamente entrei na rede mundial de computadores, e através do data show, comecei, na frente de todos os presentes, a procurar a tal informação. O silêncio tomou conta do salão de festas. É obvio que não encontrei nada a respeito sobre a desvalorização, muito pelo contrário, diversas matérias salientavam que após implantação da portaria virtual, os apartamentos valorizaram por dois motivos: 1)Melhoria no nível de segurança do edifício 2)Diminuição da taxa condominial. Portanto, oferto algumas dicas para síndicos e administradores lidarem com profissionalismo com o chamado morador cri-cri: a)Tenha sempre em mãos argumentos sólidos e comprovados por especialistas e faça com que todos os moradores tenham acesso a essas informações.
b)Registre em ata possíveis acusações e agressões verbais para que os prejudicados possam usar, se necessário, como meio de prova na polícia ou justiça. c)Em casos extremos, é importante filmar a reunião e até contratar segurança privada, se os ânimos estiverem acirrados. Há relatos de ocorrência de vias de fato e até agressões entre moradores.



