sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Dona Lourdes, a Pequeninha, comemora 100 anos de vida!

11 fevereiro 2022 - 05h00

Dona Lourdes comemora 100 anos de vida no dia 11 de fevereiro. É uma mulher que ao se levantar contempla todos os dias um novo amanhecer, para não falar que a cada manhã se olhar no espelho, e dirigir a mesmíssima saudação à filha Yêdda: “bom dia filha”. Veste-se bem, vai sempre à cabeleireira e gosta de ficar sempre bem arrumadinha. Ou se a gente preferir usar outra forma para definir a sua elegância exterior e sobretudo a sua nobreza interior e religiosa, diria que em qualquer lugar que esteja, aquele lugar, com a sua presença, não é mais qualquer lugar, porque Dona Lourdes o torna um lugar especial.
Ela é uma mulher especial e onde estiver, tudo pode se tornar especial: o encontro, a conversa, o olhar e o testemunho de fé.
Essa mulher com um corpo franzino, com um rosto terno e suave, encanta quando conversa com alguém, seu olhar libera energias e luzes no túnel escuro dos nossos dias.
A morte do marido, José Felipe da Silva, o pequeninho, como era chamado pela esposa, não lhe tirou a vontade de viver, mas soube beber no cálice amargo, anos de sofrimento e dor. A saudade do bem vivido e apaixonado casamento com José Felipe a acompanhou ao longo de quase 60 anos de união conjugal. Em 201?6 o marido deixou a pequeninha para voltar à casa do Pai Celeste. Ela ao contrário vive lutando e sonhando um mundo melhor.
É desafiante e atraente esse modo de viver carregando 100 anos de vida. Impossível não ficarmos fascinados. E o que dizer do seu infatigável serviço na Secretaria da Educação.
Anos a fio acompanhando o trabalho de alfabetização dos adultos em vários bairros, ultrapassando obstáculos, quebrando barreiras para atingir o objetivo de alfabetizar mais moradores que não tinham condições de ler e escrever e levar tantos alunos a sonhar um futuro melhor.
Dona Lourdes, uma mulher de Fé profunda, ficando em sintonia permanente com Deus. E também com Nossa Senhora, tendo nascido no dia 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes. Ao lado de seu marido José Felipe e de outros catequistas, encarou de frente a tarefa de preparar durante 20 anos os noivos para o casamento e outros 20 anos preparar os adultos para receber os sacramentos de Batismo, Eucaristia e Crisma.
Conheço Dona Lourdes a partir dos seus 65 anos. Hoje ela comemora 100 anos. 
Há 35 anos que marchamos juntos, fazendo brilhar a luz de Cristo e do Evangelho no coração de tantas pessoas.
Caminhou de braços dados com o grupo UNIVEN (Unidos Venceremos) ao lado do marido, de Edgar Rogério, e Izolina, de Wanderley Braghiroli e Leonor, de Sebastião Cardoso e Marlene, de Vicente e Cida, de Francisco Krutzler e Haydee, de dona Lola, de Antônio e Irene. Com o marido se uniu à caminhada dos Violeiros de Cristo, tendo Antonio Bérgamo, o Canário, como inspirador de cantos sagrados com a melodia sertaneja.
Dona Lourdes era a única voz feminina que ressoava entre as vozes masculinas, nas igrejas, nos palcos, nos salões, fazendo ecoar palavras de ordem divina: Deus é Amor. Obrigado Dona Lourdes.