domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Perdemos o Mestre Geraldo

01 março 2025 - 05h00

Perdi um amigo querido, o Mestre do Jornalismo Geraldo Rodrigues do Nascimento. Por mais de trinta anos andamos juntos em várias áreas. Ele se foi em razão de um câncer de pâncreas, no dia 23 de fevereiro, não resistindo ao impactante tratamento. Foi velado e sepultado no Cemitério Parque das Oliveiras em Mogi das Cruzes, cidade onde ele residia. Era um amigo respeitado, um marido querido, um pai amado pelos seus quatro filhos: Gabriela, Milena, Tamara e Juninho. Sempre foi um profissional admirado. Uma pessoa encantadora.
O nosso Geraldo atuou no jornalismo de todo o Alto Tietê, em destaque em Suzano e Mogi das Cruzes, região em que sempre foi muito querido. 
Ele nasceu no dia 6 de maio de 1951, em Bertioga, onde também atuava já por muitos anos. Estava com seus 73 aninhos e continuava otimista, esperançoso, tinha suas tantas coisas ainda para fazer, como nos passava. Como Jornalista, atuou em muitas instituições. Foi também Professor de Jornalismo na Universidade de Mogi - UMC, qualificado com seu Mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e seguia com o projeto do seu Doutorado na área.
Particularmente, conheci o Geraldo lá pelos anos de 1990, quando atuava como Editor do jornal do querido Carlos Spada, o Gazeta Popular, em Suzano. Aliás foi por ali que acabamos publicando o meu livro “Suzano Estrada Real”, em 1994, o primeiro livro com a história da cidade de Suzano, que impactou bastante a cidade e a região. Geraldo era um líder, discreto, estávamos juntos naquela época também com o querido e saudoso Paulo Maurício como também com o Fabiano Spada, filho do Carlos, que depois também editou meu livro de poesias “Escapando das Brumas da Manhã” (2000). Éramos um grupo forte.
Importante também registrar sua atuação depois com o também jornalista Waldir da Silva Alves, o nosso amigo Sabiá, na Tribuna de Suzano e no seu Programa na TV Comunitária de Mogi das Cruzes e depois no YouTube.
Como Professor de Jornalismo na UMC muitos o admiravam. Ele sempre cobrava muita atenção em tudo o que estivesse por perto, especialmente em textos e afirmações. Tinha suas posições políticas, manifestadas claramente, mesmo sentindo o crescimento da Direita ideológica em nossa terra, era um homem que se expressava de Esquerda, estudioso de tudo o que seria possível e positivo com essa visão para o povo. Tivemos alguns debates, claro, mas sempre respeitoso. Ele defendia as posições do Gramsci, mas sabia que nem todos seguiam e seguem suas linhas positivamente. Era um apaixonado pela obra da escritora Clarice Lispector e pela cantora Nara Leão e seu feito musical. Tecnicamente, no jornalismo e em sua atuação pública era extremamente equilibrado. Quando fui Secretário de Cultura em Suzano, na última administração do Paulinho Tokuzumi, convidei-o para atuar comigo. O que aceitou. Foi um excelente Diretor de Cultura, abrindo portas a várias expressões. Ele atuou também com o prefeito Pedro Ishida, em Suzano, como também depois em Bertioga.
E como não dizer, o nosso Geraldo era um apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube.
O Mestre Geraldo Rodrigues do Nascimento deixa-nos uma bela marca. Saudades, querido.