domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Verdade, este ano está chegando ao fim

23 novembro 2024 - 05h00

Meus caros, estava pensando sobre esta frase, dita por um amigo, faz pouco: "este ano está chegando ao fim". Como nos preparamos para o ano que acaba? E como nos colocamos para o ano que ainda vem? Isso me veio como pensador positivo, fui me perguntando o que estamos fazendo para melhorar o mundo? E você, já pensou no tanto que tinha projetado para este ano? Conseguiu completar tudo? Ou uma boa parte?
Será que já pensou mesmo em como está você, como está a sua pessoa inteira? Então tenta relembrar uns planos. Deixa para pensar em dinheiro mais adiante. O que ganhou, o que perdeu fica para depois. Pensa na sua vivência.
Isso! Agora vamos para o começo, como está? Pense no seu corpo, no seu físico. Sei quanto isso é importante. Você também sabe como o descuido, ou mesmo quando o secundarizamos nosso corpo, como ele nos cobra. Fiquei uns meses sem praticar exercícios, por estar em tratamento, agora estou tentando recuperar um tanto do que perdi. É fundamental estarmos inteiros. Sei que muitos de nós não conseguimos tudo, estou chegando próximo aos oitenta anos, não irei demasiado longe, claro, porém acho que já andei bastante, não vou reclamar. Mas, caramba, temos de tentar alcançar um bom tanto de nós mesmos. Para começar, você tem pensado em você mesmo? Você pensa mesmo na sua pessoa? Repito, você tem pensado no seu físico? Pensa nuns exercícios a fazer?
Parei, como disse, e uns meses depois, os exercícios me fazem falta. Chego a estranhar mesmo uns alongamentos. Mas vou me recuperar, preciso de mais um tempo. Porém, a direção sei qual é. Precisei cuidar dos olhos. Agora estão bons. Já tenho meus óculos para ler. Estou avançando. O que me deixa mais tranquilo.
E a sua saúde mental? Você cuida dela? Não tem nada? Quem disse? Uma ansiedade, uma depressão também caem em cima da gente. E pode nos derrubar no chão. Será que os outros não percebem como estamos? Cuidado. Com você mesmo.
Você faz um check-up médico regularmente, uma vez por ano ao menos? Este ano está mesmo acabando, não seria uma boa hora para tal? Depois dos quarenta e cinco anos de idade temos de atentar para o nosso lado corporal, sempre. Se descuidamos somos afetados duramente no seguir da vida. E com mais de sessenta anos de idade, já idosos, temos de conversar com um Geriatra. Já tentou? Repito, e sobre o lado mental, também, claro.
E tem lido pouco ou muito? Quantos livros tem lido por agora? Isso é muito importante. Sei por mim, em tratamento ocular não conseguia ler. Estou retomando agora minhas leituras. Em especial de meditação, poesia, reflexão, tenho uma boa lista. E você? Repense o mundo. O que você está fazendo para melhorar o mundo? Você está conseguindo relaxar? Como? É coisa regular na sua vida?
E sobre Arte, o que tem feito? Gosta? Tem tentado saber mais? Tem ido a uma exposição de artes plásticas, viu uma peça de teatro, foi assistir a um espetáculo de música? Faz quanto tempo? Aqui na nossa Região e em São Paulo têm muitas dessas atrações totalmente gratuitas. 
Enfim, parceiro, tem jogado conversa fora? Nem isso?
Será mesmo que você gosta do seu jeito de ser? Por que deixar o ano acabar sem cuidar de você?