sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Tempo de recomeçar

14 março 2021 - 05h00

Esses tempos de pandemia estão sendo muito desafiadores para todos nós. Creio que poucos esperavam que fôssemos viver dias tão difíceis nesta geração, se bem que Jesus falou claramente sobre os dias difíceis do final dos tempos. Provavelmente, a maioria de nós imaginou que neste início de 2021 voltaríamos ao "novo normal". Mas não foi isso o que aconteceu. Estamos enfrentando uma segunda onda da pandemia, ainda mais grave e dolorosa que a primeira. E como entender e viver esse tempo de tantas perdas, de confusão de ideias e procedimentos, de comportamentos egoístas e individualistas, de solidão, de saudades, de limitações, de insegurança, de medo? São desafios diários que enfrentamos e vencemos a cada dia com a ajuda de Deus. Talvez o tempo que você esteja vivendo agora seja um tempo de deserto, de muitas lutas e conflitos interiores; talvez esteja enfrentando um tempo de enfermidades ou tempo de desemprego, de escassez de recursos; talvez enfrente um tempo de solidão e tristeza. Você tinha planejado outra realidade. Por que as coisas não mudam logo? Por que essa pandemia não acaba logo? Você chega quase à revolta e ao desespero. Mas o desespero não nos conduz para um caminho de sabedoria. Em vez disso, devemos trilhar por caminhos de serenidade e confiança em Deus, que tudo pode. 
Seja qual for o tempo que você esteja vivendo, creia que você não está sozinho nessa batalha. Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Não estamos sós. Convido você para pensar um pouco na vida de José do Egito e parar nos anos em que ele esteve na masmorra. (Gênesis 39 e 40) Seria demais para qualquer um de nós, não é mesmo? Mas existem as "masmorras" que enfrentamos na vida. Sentimo-nos imobilizados e, por mais que lutemos, não conseguimos desatar as amarras. Precisamos esperar. É tempo de espera. Estará Deus nisso tudo? Como José pôde resistir aos anos de abandono, solidão e sensação de fracasso? Em primeiro lugar, mesmo sofrendo, José podia enxergar o plano de Deus onde se encontrava. - "Deus está comigo. Ele está cuidando de mim, não me abandonou. No tempo certo, Deus vai intervir e mudar a minha sorte". Uma atitude positiva de fé fará maravilhas na sua posição geográfica. Em segundo lugar, José sentia Deus na situação que estava vivendo. Certamente, ele não começava o seu dia perguntando: "Por que tenho de permanecer nessa situação? É terrível estar nesta masmorra. Se Deus me amasse de verdade, Ele não permitiria isso". Em vez disso, José preferiu crer que aquele era um tempo de Deus para a realização de um propósito. Não há nada como uma atitude de gratidão para nos libertar da amargura. Por último, José, pela fé, aceitou a sua localização e a situação como positivas, mesmo tendo sido vítima da maldade humana. Sabemos que José não merecia estar numa prisão. Ele foi injustiçado. Todos o abandonaram. Mas Deus tornou toda a desgraça em bênção. Depois daqueles anos na prisão, José foi grandemente honrado em todos os sentidos. José recomeçou.
Esperar é difícil para todos nós. Quando Deus enviou o juízo sobre a terra através do dilúvio, poupando apenas Noé, a sua família, e certa quantidade das espécies de animais, ficou descendo água sobre a terra durante 40 dias. Lembremos que Noé ficou construindo a arca por aproximadamente 100 anos. Depois que o dilúvio veio, demorou cerca de 370 dias, considerando o calendário lunar da época, para poderem sair da arca. E eles tiveram que esperar até que Deus dissesse que podiam sair em segurança. Há coisas que só Deus pode fazer - foi Ele que mandou a chuva e fechou a porta da arca por fora. (Gênesis 7:16) E há coisas que nós é que precisamos fazer. Noé construiu a arca, fez tudo conforme Deus havia instruído. Após o dilúvio, cabia a Noé recomeçar a vida. E ele recomeçou seguindo as orientações de Deus. (Gênesis 8:14-19) A vida pode recomeçar. Como aconteceu com Noé, com José, e está acontecendo conosco nesses dias de pandemia, precisamos estar preparados para recomeçar. Parece que esse tempo nunca vai passar, não é verdade? No tempo de Deus, passará. Então, precisaremos recomeçar de um novo jeito, com uma nova disposição, com novos aprendizados. Em vez de ficarmos lamentando o tempo perdido, as tragédias sofridas, vamos pedir a Deus que nos ajude a recomeçar. Recomeçar é preciso.