terça 21 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Sistema Braile

11 maio 2024 - 05h00Por editoracao

O Sistema Braile é uma alternativa para que pessoas enquadradas nessas situações possam entrar em contato com a leitura. 
Assim, o método contribui para a inclusão em uma das principais formas de registro e aquisição de conhecimento, a escrita. 
O Sistema Braile foi criado pelo francês Louis Braille, em 1925. Cego após um acidente na oficina do pai, adaptou métodos utilizados por soldados franceses para comunicação noturna. A versão final foi apresentada por ele em 1837.
Cidades da região mantém um trabalho importante na acessibilidade aos livros. Há parceiros também que contribuem a reforçar o trabalho de inclusão.
Nesta semana, a Prefeitura de Suzano recebeu a doação de uma Bíblia impressa em braile durante cerimônia realizada no auditório Orlando Digenova do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi. O exemplar, distribuído em 66 livros, está disponível a toda a população na Biblioteca Municipal Professora Maria Elisa de Azevedo Cintra.
A obra foi entregue pelo Conselho de Pastores de Suzano (Conpas), em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), e tem como objetivo oportunizar o acesso ao texto aos deficientes visuais e demais interessados no sistema de leitura tátil. 
A entrega do livro vai possibilitar que muitos deficientes visuais tenham acesso à leitura. 
Em Suzano, a inclusão deste público não é uma novidade na Biblioteca Municipal, uma vez que o equipamento conta com outros 300 títulos disponíveis em braile e outros diversos equipamentos para pessoas com deficiência visual terem acesso à leitura. Além disso, o local conta com mais de 26 mil exemplares do acervo para o público em geral. No mês passado, a Prefeitura entregou a Central de Interpretação de Libras (CIL), o que é um marco para nossa gestão e possibilita que muitas pessoas da comunidade surda tenham acesso a serviços públicos. Estamos avançando pela inclusão de todos, sem exceção.
A biblioteca está localizada no interior do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, que fica na rua Benjamin Constant, 682, no centro. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 4759 2304 ou pelo e-mail biblioteca@suzano.sp.gov.br.