Após manifestações a favor do governo Bolsonaro, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) determinou, na manhã desta terça-feira (1º), a atuação das forças de segurança para desbloquear imediatamente as rodovias em todo estado.
A decisão do governador é após a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para que as forças de segurança tomem medidas imediatas para impedir o bloqueio nas rodovias de todo o país. A decisão de Moraes foi referendada pelo STF durante sessão virtual extraordinária realizada na madrugada desta terça-feira.
De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, os manifestantes que descumprirem as determinações do STF e resistirem às ações da Polícia Militar, poderão ser multados e presos. A multa prevista é de R$ 100 mil por hora para cada veículo que realizar a obstrução de vias.
Segundo Garcia, “nós procuramos dialogar e negociar com esses manifestantes, para que as vias públicas fossem desobstruídas desde ontem. Hoje pela manhã, em virtude da decisão do Supremo Tribunal Federal, as negociações se encerram e partir de agora nós vamos aplicar aquilo que determina a decisão judicial”, afirmou.
A determinação do governador é para que seja garantido o cumprimento da ordem do Supremo Tribunal Federal para fim dos bloqueios em vias públicas. Rodrigo Garcia fez o anúncio durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.


Governador Rodrigo Garcia (PSDB) determinou ações, na manhã desta terça-feira (1º) - (Foto: Reprodução/Governo do Estado de SP)