quinta-feira 01 de outubro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Injúria Racial

Homem é preso em Suzano por injúria racial contra vigilante da CPTM

Caso ocorreu na segunda-feira (11) dentro de uma composição da companhia

13 julho 2022 - 14h39 Por Thiago Caetano - Da Reportagem Local

Um homem foi preso em flagrante por cometer injúria racial contra um vigilante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na última segunda-feira (11), em Suzano. O episódio ocorreu dentro de uma composição na Linha 11 - Coral, entre Poá e Suzano.  O usuário teve a liberdade provisória concedida, mas terá que cumprir medidas cautelares. 

Informações do Boletim de Ocorrência (B.O) dão conta que o homem, de 40 anos, seguia em direção a Suzano quando foi abordado por dois seguranças, pois não estava usando máscara. O uso do acessório é obrigatório dentro dos trens e das estações da companhia. Ele alegou que não tinha máscara. Então, um dos vigilantes entregou uma ao passageiro. 

De acordo com o B.O, a vítima citou no depoimento que o passageiro fez a seguinte afirmação: "O cara branco arrumou uma máscara e você, preto, ainda está falando?". Em seguida, o passageiro teria falado: "É isso mesmo. Você é preto". 

O homem foi retirado do trem e levado para o DP Central de Suzano. O caso foi registrado como injúria racial. 

De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJD-SP), o homem teve a liberdade provisória concedida. Entretanto, o mesmo deverá cumprir uma série de medidas cautelares. Ele não poderá se ausentar por mais de dez dias da cidade onde mora ou mudar de endereço sem comunicar o juízo, comparecimento mensal periódico em juízo para justificar atividades e a todos os atos do processo. 

CPTM

A CPTM repudiou o ato afirmando não tolerar violência verbal ou física nos trens e estações, seja por passageiros, colaboradores e vigilantes terceirizados. A companhia reforçou ainda que o uso de máscaras segue obrigatório nas composições e nas dependências das estações. 

Ainda segundo a CPTM, as equipes de segurança fazem o trabalho de orientação sobre a obrigatoriedade aos passageiros, e de maneira correta.  

Leia Também