quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Região

CPTM e trabalhadores fecham acordo e greve termina nas linhas da região

Por volta das 19 horas desta terça, os trens das duas linhas que atendem o Alto Tietê voltaram a circular normalmente

24 agosto 2021 - 20h01 Por Daniel Marques, Fernando Barreto e Lucas Lima - da Região
A greve dos ferroviários, que aconteceu durante boa parte desta terça-feira (24), terminou no início da noite nas linhas 11-Coral e 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Por volta das 19 horas, os trens das duas linhas que atendem o Alto Tietê e também os da linha 13-Jade, que liga a capital a Guarulhos, voltaram a circular normalmente.
 
Em nota, divulgada em suas redes sociais, a CPTM disse que a greve acabou por volta das 18h15 após um acordo entre o governo do Estado e os trabalhadores da categoria. Foi oferecido pela empresa um reajuste de 4% no mês de agosto referente a 2020 e de 6% referente a 2021 em janeiro de 2022, além do pagamento em cinco parcelas de todas as cláusulas econômicas. 
 
Durante o dia, dez trabalhadores chegaram a ser demitidos pela Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado (STM). No acordo, a pasta também prometeu rever os cortes.
 
"A greve dos funcionários das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM foi encerrada por volta de 18h15 desta terça-feira, 24 de agosto, após acordo entre o Governo do Estado de São Paulo e o sindicato que representa a categoria.
Os trens voltaram a circular normalmente por volta de 19 horas. Foi oferecido um reajuste de 4% em agosto referente a 2020 e de 6% referente a 2021 em janeiro de 2022, além do pagamento em cinco parcelas de todas as cláusulas econômicas. Além disso, a STM irá rever as demissões de 10 colaboradores que aconteceram nesta terça-feira", informou a CPTM em suas redes sociais.
 
Problemas
 
Os usuários das linhas 11-Coral (Estudantes-Luz) e 12-Safira (Calmon Viana-Bras) da CPTM enfrentaram problemas nas estações do Alto Tietê nesta terça-feira no primeiro e único dia de greve dos ferroviários. A circulação entre Guaianases e Estudantes foi interrompida e o trajeto entre essas duas estações foi feito por ônibus da operação Paese.
 
Durante boa parte do dia, os trens, na linha-11, circularam apenas entre as estações Guaianases e Luz. 
 
Os ferroviários entraram em greve a partir da meia-noite desta terça-feira, afetando cerca de 164 mil passageiros. A decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT) dizia que os trens teriam que operar com 70% da frota nos horários de pico e 50% em horários de vale. Isso aconteceu ao longo do dia.
 
O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil reivindicou reajuste salarial que, até o fechamento do acordo, estava há duas datas-base atrasados.
 
Além das duas linhas que atendem a região, a 13-Jade também ficou paralisada. Ao todo, são 2.200 funcionários nas três linhas e 650 mil passageiros diariamente. A paralisação foi votada em assembleia realizada na última segunda-feira (23).
 
Com a greve confirmada, as estações do Alto Tietê amanhaceram com os portões fechados. Os usuários tiveram que buscar alternativas para chegar ao destino final. Os ônibus foram os mais procurados pelos usuários. Inclusive, o trajeto entre Guaianases e Estudantes teve de ser feito por ônibus da operação Paese. No entanto, houve relatos de passageiros apontando que o percuso chegou a demorar cerca de duas horas para ser feito.

Leia Também