quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Região

A peregrinação dos pré-candidatos ao Governo do Estado

Ex-prefeito, ex-ministro, deputado federal e até o atual governador compõem lista de opções para governar São Paulo

24 julho 2022 - 18h00 Por Guynever Maropo - de Suzano
Faltando pouco mais de dois meses para as eleições gerais deste ano, os pré-candidatos ao Governo do Estado fazem peregrinação pelas cidades do Alto Tietê, o ‘cinturão verde’ do Estado.
 
Levantamento do DS mostrou que dos nove pré-candidatos, quatro passaram pela região e deixaram promessas.
 
Os pré-candidatos a governador de SP podem ser confirmados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto. 
 
O atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), que busca a reeleição, é que mais visitou a região. Ele assumiu o comando do Estado no início de abril de 2022 com a renúncia de João Doria. Desde que assumiu o governo, Garcia já visitou o Alto Tietê mais de cinco vezes para fazer anúncios de verbas para a região (a última vez que esteve na região foi em Mogi das Cruzes na última quarta-feira, dia 20).
 
Desde o dia 2 de julho, Garcia não pode mais participar de eventos de inauguração de obras e anúncios de investimentos. Está em vigor o período de restrições impostas pela legislação eleitoral aos políticos que vão disputar a eleição.
 
O pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo, promoveu quatro encontros no Alto Tietê, durante o mês de maio. Até o momento não há agenda pública programada para outra visita. 
 
A agenda do pré-candidato começou em Mogi das Cruzes com o bispo da diocese local, dom Luiz Stringhini. Debateu temas ligados à assistência social. Na sequência compareceu em uma reunião com os Aposentados e Pensionistas de Mogi (Uapemc).
 
Haddad falou sobre proposta de um plano estadual para alfabetização, a fim de mitigar os efeitos negativos que a pandemia e o ensino à distância causaram no aprendizado de crianças. Reforçou a necessidade de investimentos na geração de empregos. No mesmo dia, o pré-candidato participou do programa "DS Entrevista" e prometeu, caso vença a eleição, plano de segurança pública, abertura do hospital das clínicas e descartou a implantação de pedágios em rodovias da região. 
 
Já o pré-candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro da Infraestrutura do presidente Jair Bolsonaro (PL), foi homenageado com o título de cidadão itaquaquecetubense. O pré-candidato visitou apenas Itaquá, das dez cidades do Alto Tietê. Em sua agenda, ainda não há previsão de qual cidade vai visitar na região. 
 
A visita de Márcio França (PSB) era esperada na região. No entanto, ele anunciou em vídeo publicado nas redes sociais, a saída da pré-candidatura a governador.
 
Vinicius Poit (Novo) também é pré-candidatos, mas não esteve na região. Em 2018, foi eleito deputado federal por São Paulo com 207 mil votos, o 12º mais votado entre os 70 que compõem a bancada paulista na Câmara dos Deputados. 
 
Gabriel Colombo (PCB) também não agenda para a região.
 
Abraham Weintraub é outro nome de pré-candidato. É ex-ministro da Educação do governo Bolsonaro e é pré-candidato a governador de SP pelo Brasil 35, antigo PMB (Partido da Mulher Brasileira). 
 
Elvis Cezar (PDT) é ex-prefeito de Santana de Parnaíba (SP), e terá a missão de tentar a pré-candidatura ao Estado. .
Altino Junior (PSTU) também está na lista de pré-candidatura ao governo do Estado. 

Leia Também