domingo 08 de novembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Colunistas

Papa Leão XIV volta ao Peru, sua última etapa na América Latina

06 novembro 2026 - 05h00 Por PADRE CARMINE

A visita apostólica de Leão XIV ao Peru despertou enorme entusiasmo na população peruana, pois ele é uma figura muito conhecida e amada. Ele passou seus primeiros anos como sacerdote agostiniano no norte do Peru. Em 2015 o Papa Francisco o nomeou Bispo de Chiclayo e em 2022 o chamou para trabalhar como cardeal no Vaticano, até ser eleito Papa. A viagem ao Peru tem um significado muito especial, pois ele volta no país que lhe deu o título de cidadão peruano, pelo bem que ele fez, pela missão que levou adiante como Padre e como Bispo durante 20 anos.


O Papa tem uma profunda ligação com a terra dos INCAS, com seus povos e comunidade. Ele conhece os Andes e a Amazônia.
O país vai precisar de um novo vigor que renove a vida social e religiosa. Conforme a declaração de alguns peruanos que moram na Região, há desigualdade, corrupção, violência, polarização social, política e religiosa, que enfraquecem a convivência democrática e a confiança nas instituições.


Diante de um cenário tão sombrio, a presença do Papa, servirá de encorajamento ao povo, às instituições peruanas, para criar um espaço de diálogo “desarmado e desarmante” que respeite a dignidade de cada pessoa humana e busque o bem comum. O Papa convidará a governar com ações que promovem a justiça e a paz, colocando em primeiro lugar os mais pobres e excluídos da sociedade. 


A opção pelos mais desfavorecidos brotas do coração de Jesus eu indica como sinal da presença do Reino de Deus, o Evangelho da vida anunciado aos que a sociedade descarta. O Papa Leão nasceu nos Estados Unidos, mas se tornou cidadão peruano: um latino-americano. O Espírito de Cristo sopra e persiste na vida de cada cristã e sobretudo na vida daqueles que evangelizam. Melhor ainda, o Papa fala inglês, espanhol, português, italiano e francês., determinado a proclamar à humanidade a Boa Nova de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.


Papa Leão visitará os povos indígenas em Pucallpa, no domingo 15 de novembro, compartilhando as angústias e as esperanças dos povos indígenas, em defesa da vida e do território, pois eles são os “guardiões heroicos do bioma amazônico”.
Algumas expressões deste artigo são do Cardeal de Lima.