Chegamos ao penúltimo dia deste ano, que como todos nos trouxe alegrias, realizações, mudanças, aprendizado e perdas, tudo isso dentro da normalidade da vida.
Este como outros foram semelhantes no decorrer dos trezentos e sessenta e cinco dias em que alguns pareceram passar rápido demais e outros se arrastaram lentamente.
Cada um de nós tem muito a agradecer, afinal estamos vivos, realizamos sonhos, aprendemos um pouco mais e conseguimos tornar o percurso mais evolutivo, que é nossa missão por aqui.
Aprendemos agradecer a dadiva de agradecer cada novo amanhecer, onde temos oportunidade de vivenciar mais um dia, conviver com nossa família, com amigos queridos, de trabalhar sendo parte dessa união de seres que se movimentam na busca de conseguirem o alimento diário e o progresso de todos.
É a vida se renovando todo dia, fatos novos, novos amigos, novas perspectivas e assim ela se realiza desde que aqui chegamos e o faz desde muito antes de nós.
É certo que somos mais descuidados com nossa casa maior, a ganância de alguns auxilia fortemente nas mudanças que ocorrem no clima e na vida, então todos sofremos com essas alterações, o frio veio mais intenso, as chuvas foram avassaladoras em alguns locais, destruindo cidades, mudando radicalmente a vida das pessoas e o calor também vem se apresentando intenso.
Diminuímos as árvores, construímos sobre rios e córregos, mudamos o curso deles, acreditando que temos poder sobre tudo e todos, nos acreditando mini deuses.
O progresso é bom e nos permite conforto e uma vida melhor, mas traz consigo malefícios que temos que aprender a conviver.
Foi um ano em que a violência se fez evidente, guerras, destruição, fome, mortes, alguns povos sofreram muito com deslocamentos, perdendo suas casas, seus bens a pessoas da família. Dirigentes de países parecem tomados pela síndrome do poder e da destruição, não se importando com os males que causam, somente a visibilidade e o poder, sob desculpas esfarrapadas avançam sobre pessoas ceifando vidas... A certeza que temos é que um dia a conta chegará para cada um deles e a justiça maior se fará.
Homens entendendo que são proprietários da vida de suas companheiras, dificultando o fim de relacionamentos que se deterioraram com o passar do tempo pela falta de diálogo, pelas agressões verbais e físicas, pelo desencanto, pelo término do amor e decidiram que tinham poder de vida e morte, assim mataram com violência aquelas mulheres que diziam amar, não permitindo que pudessem dar continuidade aos seus sonhos, a criação dos filhos, a convivência com amigos e talvez a possibilidade de novos relacionamentos mais felizes.
Sim, foi um ano igual muitos outros, com descobertas de remédios curadores, de atitudes salvadoras, de grandes amores, de união de pessoas em benefício de outros, pois, a solidariedade foi ponto forte em todo o planeta e assim pudemos perceber que está crescendo nos corações humanos o verdadeiro sentido do amor cristão, aquele que nos foi ensinado há mais de dois mil anos por um homem humilde que nada detinha de seu, apesar de ser o dono do mundo... Amar uns aos outros como Ele nos amou...
Quando chegamos no fim do percurso percebemos que erramos muito, mas que também tivemos um aprendizado imenso, que há necessidade de erros para que possamos enxergar o outro lado, para que haja união em prol do abraço coletivo, da generosidade para com nossos irmãos, sejam eles de outras nacionalidades, de outras crenças, respeitando seus pontos de vista, sua maneira de viver e até mesmo nossos irmãos menores, os animais que também sofrem com nossos desmandos.
Que esse aprendizado se aperfeiçoe e crie raízes profundas em nosso íntimo, para que possamos nos tornar melhores a cada dia e assim possamos percorrer mais doze meses com serenidade, evoluindo material e espiritualmente, já que é para isso que aqui estamos.
Que a união de corações e de pensamentos nos permitiram chegar ao final do percurso de mais trezentos e sessenta e cinco dias com mais alegria nos acompanhe no novo ano que se avizinha levando esse aprendizado e beneficiando todos nós...
Que tenhamos um maravilhoso novo ano, que seja mais pacífico, mais amoroso e feliz para todos os povos deste planeta lindo que é a nossa casa!


