Nosso planeta que já passou por inúmeras mudanças e vem sobrevivendo, passa por alterações relevantes causadas pelos humanos.
Não respeitamos o mundo que vivemos, acreditamos que em breve vamos localizar um planeta igual ao nosso e para lá iremos mudar e poderemos abandonar a Terra ao seu destino. Sabemos que não é assim que funciona, afinal não temos nenhum vizinho a poucos quilômetros daqui para que possamos efetuar essa mudança como se simplesmente estivéssemos mudando de residência.
Empecilhos existem e são muitos e, se um dia isso acontecer, certamente não será a nossa geração que vai aproveitar desse momento.
Dessa forma, o melhor é continuar cuidando desta casa planetária, onde tudo foi preparado para vivermos bem. Tal qual fazemos com nossas residências, devemos e podemos fazer pela Terra, cuidando da limpeza, mantendo nossas florestas para termos um ar sempre limpo e saudável, usufruindo da natureza com respeito e vivendo em paz, pois, somos irmãos, independente do país em que nascemos, da língua que falamos e da cor da nossa pele.
Tem uma oração chamada Pai Nosso, traduzida para todas as línguas e declamada sempre que estamos em aflição que diz "Pai Nosso que estais no céu" e, se entendermos o seu real significado perceberemos que ali nos declaramos irmãos, filhos do mesmo Pai generoso e misericordioso que nos legou este planeta imenso e com lugares maravilhosos para vivermos em paz, buscando progredir e ser feliz. Entretanto, nós o estamos usando de maneira destrutiva, guerreando com nossos irmãos por pensarem diferente, por terem outros princípios religiosos, fabricando veículos para nosso conforto de locomoção que utilizam combustíveis que prejudicam o ar que respiramos, devastando as matas, fabricando e utilizando bombas destrutivas que acabam causando doenças para as quais nem buscamos ainda os remédios. O resultado é esse que enfrentamos diariamente, males físicos, dias insuportavelmente quentes nalguns lugares e noutros frio cortante, que nem mesmo agasalhados conseguimos nos aquecer.
O planeta reage como pode e nós sofremos as consequências de nossos atos. Poucos de nós assume que erra, mas todos somos atingidos, sejam culpados ou inocentes.
A Terra já passou por inúmeras mudanças e sobrevive, se regenera... Quem não sobrevive são seus habitantes que são dizimados, basta compreender a história e observar que as mudanças atingiram somente os seres vivos e a natureza, o planeta permanece.
Precisamos reaprender com urgência o respeito que outras gerações tinham com o meio ambiente, sem se preocupar com facilidades e conforto como nós, descartavam o mínimo, levavam e traziam seus vasilhames de vidro que duravam muito tempo, transportavam suas compras em sacolas de tecido e sempre que possível plantavam arvores e caminhavam com mais tranquilidade para o trabalho e escola. Hoje fazemos muitas exigências em nome do progresso e do conforto, descartamos quase tudo que usamos de maneira errada, sujamos nossa rua, nossa cidade e o planeta sem nos preocuparmos que esse ainda é o único lugar que temos para viver. Muitos já se conscientizaram e buscam essa mudança ensinando e agindo em prol de todos, é certo que ter fé e esperança ajuda muito, mas, a perseverança ajuda muito mais. Vamos então tratar de nos unir, como verdadeiros irmãos e cuidar da nossa casa com carinho, para usufruirmos dela da melhor maneira possível.




