domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

As Festas Juninas

06 junho 2025 - 05h00

Em todas as cidades, a tradição junina conserva ainda hoje o seu fascínio e a sua atração irresistível. O povo une a devoção a Santo Antônio, a São João e a São Pedro aos festejos trazidos ao Brasil pelos portugueses e espanhóis. 
A finalidade dos festejos é de celebrar a colheita e a boa safra com cantos, danças, quadrilhas, forró, arraiais, fogo e fogueiras e mil outras coisas agradáveis.
Na Europa esta tradição é antiga e também aqui no Brasil, sendo que os mesmos indígenas realizavam seus próprios ritos de danças, cantos, e rezas como forma de agradecimento pela boa colheita e também para afastar os maus espíritos e estreitar vínculos familiares. 
A chegada dos portugueses misturou as comemorações agrícola-religiosas dos europeus com os cultos indígenas, tornando as festividades do mês de junho, manifestações de grande importância para os brasileiros. 
Do norte ao sul do Brasil essas festas são celebradas de modo original e típico. 
A alegria é geral e contagiante. Todo mundo se diverte como criança feliz. Os vovôs riem e recordam velhas histórias do tempo passado e rejuvenescidos soltam de repente a voz e o corpo para cantar e dançar entre o calor da fogueira e a luz do luar. Ah! Que lindas noites, mais bonitas das outras noites. Não parece, mas as festas além de serem um descanso, são também uma necessidade para o corpo e para o espírito. 
As festas juninas reúnem amigos, vizinhos, familiares e são realizadas ao longo de todo o mês de junho ou julho. As noites não deixam atrás sinais de excessos, de violência e de sangue. Sua marca registrada é " alegria" .
A lua linda e crescente acompanha as noites juninas, inspirando a todos novas melodias e notas de músicas tradicionais. 
A fogueira vermelha e flamejante, cintilante e viva, alegra a gente aquecendo o clima de festa. Tal clima altamente benéfico ameniza as duras e sufocantes fadigas do dia a dia, incentiva e incrementa o espírito de família e de solidariedade entre as pessoas. 
Enfim, de semana em semana, as festas juninas reavivam a lembrança e marcam também a celebração de algumas grandes figuras de santos: Santo Antônio, São Vito, São João, São Pedro e São Paulo. 
No meio das alegrias destas festas saibamos aprender dos Santos a coragem, a fidelidade e o zelo em viver o Evangelho de Cristo. 
Com a lua prateando a noite e encantando as pessoas, entre também nos corações alegres a luz benfazeja do Espírito do Senhor. Com as festas de São Pedro e São Paulo, há comunidades, escolas, e famílias que concluem as festas juninas, e há outras que iniciam as festas julinas. 
A vida das pessoas continuará linda e luminosa se o carinho, a confiança e a ternura inundarão os corações para que as pessoas se divirtam com sentimentos de pura e sincera alegria.