sexta 05 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Dia Mundial do Idoso

03 outubro 2025 - 05h00

O Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro no Brasil e internacionalmente, sendo uma data para conscientizar sobre a importância do idoso na sociedade, discutir os desafios do envelhecimento e defender os seus direitos e bem-estar. 
A data foi instituída pela ONU e tem como objetivo promover o envelhecimento ativo e a integração efetiva das pessoas idosas na sociedade. (Fonte Web). 
Há idosos desconhecidos e talvez desprotegidos, nem sequer em casa vivem, mas em locais de assistência social. Nestes locais eles vivem tão sozinhos, tristes e sem luz no coração, amargados e sofridos pela ingrata condição de viver longe da família. 
Durante a vida eles deram tudo aos filhos e netos, transformando a casa numa bela morada, pintada e iluminada, enfeitada de flores e plantas. 
Os filhos e netos são devedores de um grande amor, pois, a vida inteira os pais dedicaram à família. 
Ao se tornarem idosos mereceriam ser acolhidos de braços abertos e serem levados em parques, cinema, teatro, jardins, ou para visitar parentes e amigos. 
Pais e filhos vivendo como uma grande família, oferecendo a eles um aconchegante cantinho, partilhando momentos de paz e alegria e comemorando juntos, aniversários, eventos de família e celebrações. 
Os idosos não podem ser privados do doce afeto familiar. 
É preciso enxergá-los felizes e contentes, cheios de muita paz e harmonia. Fazer mais do que isso deveria ser o desejo dos filhos e netos. 
E por certo eles bendirão todos os membros da família. 
Nas dificuldades ou nos fracassos da vida não se assustaram, mas sobrepujaram toda dor, sempre firmes em seus passos. 
Souberam, por entre os espinhos, caminhar com firmeza, virtude que lhes era peculiar. 
Que os idosos possam ser rodeados dos filhos e netos com muito amor e carinho e serem inebriados de paz e felicidade. No entanto, nem sempre a saúde deles vai bem. 
Com suas condições flutuantes e delicadas, tecendo altos e baixos ao longo da semana, se sentindo frágeis e enfraquecidos, causam muita preocupação. 
Nestes casos, tendo os filhos que os adoram, receberão todos os cuidados para um atendimento e tratamento clínico e hospitalar adequados. 
E assim os filhos podem manifestar o mesmo carinho que receberam quando crianças. 
Os idosos, se amados e acolhidos, serão o orgulho das novas gerações, um grande exemplo de bondade, de amor e paz.