domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Vinte anos como colunista

15 agosto 2025 - 05h00

Durante a trajetória de mais ou menos oito décadas da existência do Jornal “Diário de Suzano”, fui contribuindo por quase quarenta anos com várias entrevistas e por 20 anos com as minhas publicações semanais. Ao completar este ano o vigésimo ano escrevendo semanalmente no Diário de Suzano, quero destacar tal fato e dizer da minha paixão e do meu interesse pela escrita e parabenizar o progresso do Jornal, no qual publico as minhas matérias todas as sextas-feiras. Parabenizo também os Diretores, sempre motivados em levar adiante o crescimento e a modernização do Jornal.
Parabenizo os redatores: Simone Leone, Marcia Braghiroli, Marco Aurélio e Edgar Leite, que me incentivaram a escrever semanalmente.
Os meus artigos não têm cunho jornalístico, mas contêm opiniões, comentários, análises, críticas e contrapontos, sobre assuntos religiosos, sociais e políticos, capazes de formar opinião e aguçar o interesse dos leitores. Os textos são opinativos e os leitores poderão concordar ou discordar. No Jornal Diário de Suzano, os leitores podem identificar os colunistas na segunda página.
Estamos vivendo sob uma estrondosa avalanche de informações que chegam ao povo nas diferentes redes televisivas e nas mídias sociais, porém, esse bombardeio de noticias deveria ser acompanhado por uma análise mais acurada e crítica de seu conteúdo. Daí a necessidade de o povo formar opiniões mais arraigadas sobre o mundo, a sociedade, a vida, o trabalho, a política, a educação e sobre a cidade.
São tantas as informações sobre fatos, acontecimentos, situações, modas, a ponto de a leitura formar a personalidade do cidadão.
A arte do leitor consiste em ter a capacidade de aprofundar com mais atenção as noticias publicadas. É um autêntico desafio, difícil ao mesmo tempo, saber o que está atrás das informações. Todavia, sempre se erra ao pensar que o conteúdo de uma informação possa expressar o juízo para salvar ou condenar pessoas, sociedade, governo, autoridades e instituições.
A publicação ou a informação não são mais do que uma simples transmissão de ideias ou dos fatos. Nada mais nem nada menos. Há boas publicações no Diário de Suzano, assinadas por bons colunistas e jornalistas.
Como eles, eu também venho publicando as minhas matérias, escrevendo com a liberdade do sentimento, da experiência, da razão e da vivência com o povo. Ao escrever os artigos, pulsam no coração dos articulistas, sonhos teimosos de vida e de liberdade, de justiça e fraternidade. No entanto quem o escreve não pensa estar cunhando uma opinião para os séculos futuros, mas contenta-se em se dirigir àqueles que gostam de ler suas matérias. Agradeço aos leitores que com gratuidade imensa e ternura bendita acompanham os meus artigos. Procuro me controlar, na elaboração do texto, para não ultrapassar ou romper os limites dos comentários sobre pessoas, fatos e situações que fazem parte do cenário sócio-político e religioso. Escrevo com a finalidade de ampliar as dimensões dos pensamentos e conhecimentos dos amigos leitores.
Alguns assinantes e leitores, talvez não deem importância para as colunas editadas. Seja como for, porém, há leitores que não querem prescindir dela e com muito jeito escolhem e leem as matérias que são capazes de reacender, com seus conteúdos a chama da vida, da luta e da esperança no mundo melhor.