terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

As Bodas de Ouro de Estevam Galvão de Oliveira e Viviane Domschke

01 agosto 2019 - 23h59
Não sou a pessoa mais indicada para falar sobre a atuação social e política do Deputado Estadual Dr. Estevam Galvão de Oliveira e de sua esposa, a professora Viviane Domschke. Quem pode falar muito melhor do que eu é o Ticão, além de tantos outros suzanenses muito mais próximos do casal.
No entanto, por ter já falado nesta coluna das Bodas de Ouro de casais meus amigos, quero escrever aqui algumas linhas para homenagear também Estevam e Viviane na comemoração dos seus 50 anos de vida conjugal.
A vida matrimonial de todo casal, vivida no espaço pequeno ou grande, humilde ou deslumbrante do lar é feita de gestos de acolhida e de partilha, de confiança e de esperança, sem se cansar de dar sentido pleno à vida conjugal, social e profissional. Estevam e Viviane conseguiram este objetivo com uma fecunda vida conjugal e social.
Foi longa e incansável a carreira de Viviane como professora e diretora em várias escolas. Ela foi a primeira diretora no modesto e humilde Grupo Escolar do Bairro da Goiabeira, uma escola rural escondida numa fazenda. Foi a professora Viviane que solicitou ao então Deputado Estadual, Salvador Julianelli, para entrar com um projeto de Lei na Assembléia Legislativa de São Paulo, pedindo que a Escola do Bairro da Goiabeira recebesse o nome de “Grupo Escolar João Batista Raffo”, em homenagem à pessoa que com seu trabalho e dedicação praticamente formou o bairro. A carreira da professora Viviane teve início, meio e fim.
Tenho certeza de que a sua obra de educar tantos alunos foi uma dádiva inesquecível, algo essencial, um serviço honrado com toda a nobreza da sua alma. Obrigado Viviane, por ter feito muito mais do que a vontade dos alunos pedia.
Ao deixar o ensino ela entrou na política: ficou ao lado do seu marido por quatro mandatos como Primeira-Dama e ao lado de Paulo Tokuzumi por um mandato como vice-prefeita.
O jovem Estevam parece que se apaixonou pela jovem Viviane ao frequentar junto com ela o Ginásio no Liceu Santo Antônio em Suzano, onde atualmente encontra-se o Banco Santander. Ao terminarem o Ginásio, ela frequentou o Magistério e logo em seguida começou a dar aulas. Ele frequentou a faculdade de Direito na Universidade de Braz Cubas e pouco depois iniciou a trabalhar na Prefeitura de Suzano, tornando-se um político bem presente, até hoje, na história da cidade, do Estado e do País, como prefeito, deputado estadual e deputado federal. Naturalmente, o bom político é aquele que se reelege, impulsionado no exercício de seus mandatos pelo supremo bem da cidade ou do Estado. Para Estevam, “fim” não é a palavra final. Ele traz consigo o entusiasmo de perseverar no serviço e o dever de construir o que ainda não foi construído e realizado. Quanto à vida conjugal, cuja base é a família, o casal teve duas filhas. Deu à primeira o nome de Daniela, e à segunda o nome de Caroline. O trabalho político do atual Deputado Estadual não atrapalha todos os rituais familiares que envolvem a esposa, as filhas e os netos. Ao contrário, torna mais forte e importante a estrutura verdadeira da família. Surpreende um casamento mantido ao longo de 50 anos, e surpreende ainda mais a ação divina, que ajuda o casal a viver junto a vida inteira.