A Bíblia está repleta das promessas de Deus. Essas promessas nos motivam a seguir em frente, a não esmorecer.
Todavia, o que vai determinar a nossa vitória é a perseverança.
A que time pertencemos? Ao time daqueles que não entregam os pontos, não é mesmo? Continuamos caminhando, mesmo entre lágrimas, mesmo com o coração apertado.
Não desistimos da luta. Somos mais que vencedores. O que tanto esperamos, as promessas de Deus para nós vão se cumprir, porque Ele é fiel para cumprir o que prometeu!
A palavra "perseverança" aparece muitas vezes na Bíblia. Quando os cristãos enfrentaram perseguições terríveis, eles precisaram de muita perseverança para resistir.
A vida deles estava em jogo. Muitos morriam, mas o Cristianismo continuava crescendo. Se você não for perseverante, não conseguirá chegar a lugar algum. É naquele momento em que tudo parece escuro e difícil que a perseverança deve falar mais alto. Temos um grande exemplo de perseverança na Bíblia. Calebe recebeu a promessa de que pisaria na Terra Prometida (Canaã), quando tinha 40 anos. Ele e Josué foram os únicos espias que julgaram possível conquistar Canaã.
Assim como Davi foi o único que julgou ser possível vencer o gigante Golias; por isso, foi vitorioso e recompensado.
A terra de Canaã era habitada por homens gigantes e bem armados.
Os hebreus não tinham armamentos para enfrentá-los.
Humanamente falando, seria impossível conquistar aquela terra. Mas Josué e Calebe não tiveram medo. Eles confiaram em Deus.
"Se Deus tinha prometido, Ele cumpriria a Sua promessa".
O Senhor julgou, entretanto, que aquela geração, por sua incredulidade e murmuração, não merecia entrar na terra, com exceção de Josué e Calebe.
Quanto custa esperar por uma promessa ou por um sonho? Há quanto tempo você tem esperado? Já desistiu ou continua firme?
Os anos foram passando e a terra de Canaã ainda não havia sido conquistada. Calebe já estava com 85 anos. Falando francamente, um homem com esta idade já não espera muitas coisas da vida, não é mesmo? Será que Deus se esqueceu de Calebe? Ele viveria para pisar na terra?
E, se pisasse, quanto tempo ainda teria para aproveitar a sua bênção? Anos caminhando, lutando, esperando o cumprimento da promessa.
Anos mantendo uma fé viva. Anos visualizando o grande dia.
O dia que parecia nunca chegar. Mas, enfim, chegou! Calebe ainda estava forte, lúcido, como no dia em que Moisés o enviou para espiar a terra. Josué o abençoou e deu a ele a terra de Hebrom em herança, porque ele havia perseverado em seguir o Senhor. (Josué 14:5-15) Quarenta e cinco anos.
Você esperaria tanto? Calebe perseverou; por isso, desfrutou da promessa. Que sigamos o exemplo de Calebe!




