Aí vai o Novo Ano em nossas mãos. Vamos receber esse tempo com alegria e festa. É uma bela oportunidade para comemorarmos a vida que alcançamos.
Sei bem que temos menos nascimentos em nosso amado país, mas em contrapartida estamos vivendo muito mais tempo. Que consigamos curtir tudo isso com satisfação. Merecemos! Como negar? É, a coisa está aí. Avante, gente.
Mas, não podemos mesmo deixar de nos inspirarmos na esperança que trazemos dentro de nós. Quem pode tem o direito de orar por tempos melhores. Quem pode concentre-se no pensamento positivo. E vamos adiante.
Você cuida da sua saúde? Faz exames todos os anos? Temos de nos cuidar. Surpresas nessa área não é o melhor a permitir. Cuida bem da sua alimentação?
Neste novo ano completarei meus oitenta anos. E tenho plena consciência de muito ainda a aprender. Retomei em outubro passado minhas atividades físicas, sob orientação da atenciosa Fisioterapeuta Ana Maria Figueiredo e sua Parceira Janaina Valentim, da Clínica Valente, no Centro de Suzano. Depois de mais de dois anos sedentário não foi fácil, mas não vou desistir, tenho mais é que continuar. Quem puder siga esse exemplo. Precisamos todos dessa prática, ela também nos garante a saúde, imprescindível sempre, e não apenas aos mais velhinhos.
Alguns amigos me falam da falta de sono. Dormir muito pouco não é bom sinal. Afeta a nossa vida toda, ficamos muito mais irritados até por bobagens. E nossa mente reage negativamente. Ocupemos mais a nossa mente. Leiamos sem parar. Na minha prática leio vários livros, de várias temáticas, além de romance e poesia, ao mesmo tempo. Talvez não seja o melhor modelo para todos. Fui professor, ofício que me exigia isso e vou assim faz muitos anos. Mudar agora não seria fácil, mas parar jamais. A leitura nos ilumina o equilíbrio.
Ouça música. É um caminho sorridente, permanentemente. Quando puder assista um concerto, uma apresentação musical, assista uma peça de teatro. Coisas que só nos enriquecem. Passeie por museus, veja exposições de arte. Se puder, se inscreva num curso de arte. Todas essas modalidades estão disponíveis aqui mesmo em nossa cidade, de forma gratuita também. Dê uma circulada, veja o que lhe atrai. Aproveite.
Enfim, estamos iniciando um novo tempo em nossa vida. Será que você já havia desenhado um projeto a ser iniciado? Se não se propôs a nada, tente refletir sobre tal possibilidade. O que gostaria de mudar no seu caminho? Sempre é possível acrescentar algo, uma prática nova.
Quero lançar uns livros novos e reedições este ano. Sei dos complicômetros, mas sei que tenho de ir avançando passo a passo. Certamente você tem algo novo a fazer, então vá em frente, só vai ser positivo. Com chuva ou com sol o caminho nós é que fazemos. Todos temos vontades a realizar. Vá desenhando a pretensão até a sua realização. Novos espaços se abrem.
Jamais havemos de nos negarmos aos sonhos. Eles são imprescindíveis na vida de cada um de nós. Avante ao novo tempo que se abre.


