Essa semana minha neta Sofia completou dezoito aninhos. Está direcionada ao vestibular e cheia de expectativas. Tenho mais, como toda a família, é que estimular suas esperanças de vida adiante.
Sei de muita gente que está cheia de reclamações e de olhar negativo sobre o mundo que nos cerca. Ainda assim, na minha vida, onde pude viver bastante coisa, chegando aos oitenta anos, não me deixo abater, visualizo um universo no caminho do melhor, ainda que possa haver passagens meio estranhas, questionáveis.
Certamente não nego que o céu está meio sombrio. Estamos vivenciando um inverno, não tão esperado, meio estranho em nossa região com seu tanto equilibrado para o país que nos recebe. Mas, vamos lá, entendamos isso é apenas uma fase. A vida seguirá mais à frente. Sempre, depois da chuva, volta o sol e o tempo acessível, mesmo que possa ser um tanto mais lento. E depois vem a primavera, com seus gostinhos a nos envolver.
Há coisa de quase uns sessenta anos vivenciei este ciclo que agora você, minha netinha, presencia. Sei bem que não é tão simples e nem fácil. Projetamos uma profissão futura. Não é coisa simples. Mas é parte de nosso caminho. Queremos o melhor para nós mesmos. Persistimos em projetar uma qualidade de vida para nós e para quem nos acompanhar ou estiver próximo.
Sonhamos com um país, com um estado, com um município sempre com perspectiva de equilibrado. Queremos viver em espaço amplo que possa receber nossos anseios do melhor modo. Mas sabemos também que sem os sonhos pouco ou nada do que virmos vai nos encantar. Sonhar não é outra coisa senão um encantamento que nos envolve como desejamos para o mundo que nos recebe.
Sei que o que passamos por agora tem cheiros parecidos com coisas vividas em nossa terra, como em todo o mundo, até mesmo antes de nós mesmo chegarmos. A vida é um ciclo depois de outro. Por não termos de identificar instantes vividos por outros em outras épocas, vamos viver o nosso instante. Por que deixar abaixar a esperança? Nunca se deixe levar pelo negativo. Queremos um mundo melhor, queremos um mundo bom para vivermos. E nossa vontade há de predominar se insistirmos.
Nosso exemplo, há de exibir nossas muitas esperanças e vontades e alcances melhores, é assim que há de predominar essa nossa busca no tempo. Nosso sonho de exercer uma profissão que vai produzir uma melhor qualidade de vida para muita da nossa gente há de superar qualquer ambição negativa de gente destrutiva que se mostre a nossa frente. Nem ligue para isso. O nosso sorriso a cada passo dado neste nosso caminho há de demonstrar que o sonho se realiza e se alastra em bem para os demais, além de nós mesmos.
Abaixar a nossa crista? Jamais! Visualizamos o bem, em especial na juventude, não exclusivamente para nós, queremos a alegria de todos. E sabemos que com nosso esforço personalizado podemos trazê-lo amplamente. E a alegria disso há de se espalhar por sobre o tanto que almejamos.
Comemore muito, Sofia.
É lindo sonhar! Sempre avante!



